Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Lotus Emira terá motor 2.0 mais potente do mundo… só que mais fraco

Último veículo a gasolina da Lotus terá o motor quatro cilindros mais potente do mundo, mas terá sua potência reduzida para não ofuscar a versão mais cara

Por João Vitor Ferreira
17 mar 2022, 18h10
Lotus Emira
 (Divulgação/Lotus)
Continua após publicidade

A Lotus parece confiante com seu novo modelo de entrada. Não apenas por ser seu último carro a gasolina, como também por substituir três ícones da marca, Elise, Exige e Evora.  É uma missão muito difícil para o Emira.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Para isso, a marca britânica não mediu esforços e vai oferecer logo duas opções de motor. O primeiro é um conhecido da casa e equipou o Exige e Evora: o V6 3.5 da Toyota, que no Emira terá 405 cv e 43,8 kgfm. A transmissão será manual ou automática, mas sempre com 6 marchas, permitindo um 0 a 100 km/h em até 4,2 s e velocidade máxima de 290 km/h, de acordo com a Lotus.

Até aí tudo bem. Mas a novidade mesmo está na versão de entrada, que virá um pouco depois. A segunda opção de motor será o quatro cilindros em linha 2.0 da Mercedes-AMG, o mesmo que equipa o Mercedes-AMG CLA 45.

Lotus Emira frontal
A Lotus se inspirou no seu hipercarro elétrico, Evija, para criar o design do Elmira (Divulgação/Lotus)
Continua após a publicidade

A Lotus está chamando esse motor de “o quatro cilindros mais poderoso do mundo” e com razão, já que nos veículos da Mercedes ele chega a produzir 421 cv. O problema é que isso não se repetirá no Emira: a Lotus diz ter feito alguns ajustes para que o motor combinasse melhor com seu carro, com isso ele irá gerar “apenas” 360 cv.

Lotus Emira lateral
O conjunto da Mercedes foi adaptado no Emira para se adequar ao veículo e não ficar mais potente que a “First Edition”, disponível com motor Toyota (Divulgação/Lotus)
Lotus Emira painel e volante
(Divulgação/Lotus)
Continua após a publicidade

Mas qual o intuito do downgrade? Primeiro, porque não faria sentido a versão de entrada ser mais potente que a topo de linha. Mas também existem particularidades no layout do Emira que podem ter colaborado para essa redução de potência.

Lotus Emira interior bancos
(Divulgação/Lotus)

Nos veículos da Mercedes, o motor é construído na frente e sua força é distribuída para as quatros rodas. A nova arquitetura de alumínio da Lotus não permite essas cconfiguração. O Emira será um esportivo de tração traseira e com o motor central-traseiro, instalado logo atrás do banco do motorista e do carona.

Continua após a publicidade

Inclusive, o layout do Emira pode surtir efeitos até na transmissão de dupla embreagem e oito velocidades, também da AMG. Embora não saibamos como o conjunto irá funcionar, existe a possibilidade dessa configuração “patrocinada” pela Mercedes ter desempenho melhor do que a versão mais potente. Vale ressaltar que apenas os números da versão V6 foram especificados pela Lotus.

 

Lotus Emira traseira
As saídas do escapamento são de titânio e todas a luzes são de LED (Divulgação/Lotus)

O quatro cilindros poderá ser encomendado nos EUA a partir de 8 de abril e as entregas devem começar no final de junho. Seus preços partem dos 59.995 libras, ou aproximadamente R$ 398.300 em conversão direta. Já a versão V6, chamada de “First Edition”, chegará a partir do final de março, com valor inicial de 75.995 libras, cerca de R$ 504.600. 

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.