Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lotus estreia no mundo dos SUVs com elétrico de 600 cv e quatro portas

Lotus Eletre dita o futuro da marca: produção na China, tecnologia avançada e design que aproveita as características exclusivas dos elétricos

Por Eduardo Passos
29 mar 2022, 18h18
Lotus Eletre não apenas é o primeiro SUV da Lotus, como traz dois motores elétricos e quatro portas (Divulgação/Lotus)
Continua após publicidade

O dia 29 de março de 2022 ficará marcado na história da Lotus. Nesta terça-feira, a marca revelou o inédito Eletre, que chega para ser pioneiro em vários aspectos. Ele não apenas é o primeiro SUV da marca, como ainda é o primeiro Lotus de série com quatro portas e um dos seus primeiros carros elétricos.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Com um motor em cada eixo e uma consequente tração integral, o Eletre atinge cerca de 603 cv na versão de lançamento. Graças aos 100 kWh de bateria, é possível andar aproximadamente 600 km com uma única carga e, no carregamento na potencia máxima de 350 kW, bastam 20 minutos na tomada para se ter 400 km de alcance.

Rodas traseiras viram para melhorar capacidade de manobra do carro
Rodas traseiras viram para melhorar capacidade de manobra do carro (Divulgação/Lotus)

SUV poroso

O design do Eletre aproveita a eletrificação sem perder o DNA da Lotus, que construiu um utilitário em fibra de carbono e alumínio para economizar peso. Chamado de “poroso” pela marca, o SUV possui entradas de ar ao redor de toda a carroceria, a fim de criar “estradas” para o fluxo de ar. 

Continua após a publicidade
Lotus Eletre
Entrada de ar inferior se fecha quando necessário (Divulgação/Lotus)

Seja no capô, para-choque dianteiro ou até nas lanternas traseiras móveis, não faltam buracos pelos quais o ar é gentilmente desviado para maximizar a aerodinâmica do modelo. As luzes de freio, inclusive, não são apenas móveis como também nem sempre vermelhas, e servem para compor um show visual quando o carro é ligado.

Lotus Eletre
Extremidades da lanterna traseira se movimentam para favorecer aerodinâmica (Divulgação/Lotus)

Por estilo e eficiência, os retrovisores foram substituídos por um trio de câmeras cada, e os sensores — que incluem o complexo lidar — só emergem quando necessários. Segundo Ben Payne, que comandou o projeto do Lotus Eletre, “esse design ditará os rumos que seguiremos”.

Continua após a publicidade
Design do Eletre é inspirado nas linhas clássicas da Lotus e servirá de base para outros modelos
Design do Eletre é inspirado nas linhas clássicas da Lotus e servirá de base para outros modelos (Divulgação/Lotus)

Interior do Lotus Eletre

Internamente, a Lotus optou por tecidos premium que substituem couro, economizando cerca de 50% do peso gasto com estofamento. Em vez do conhecido padrão da fibra de carbono, o requintado material é reaproveitado das fábricas da Lotus, que o processa até atingir aspecto de mármore negro.

Painel do Lotus Eletre
(Divulgação/Lotus)
Lotus Eletre
(Divulgação/Lotus)
Continua após a publicidade

Para reduzir ainda mais o peso, o Eletre tem quadro de instrumentos simplista e uma larga central multimídia de 15,1’’ com tela OLED. Nela, apenas três toques no display realizam até 95% das funções, que também são comandadas por alguns botões analógicos. 

15_Lotus_Eletre_Studio_INT_KeffSpeaker1
Sistema de som tem até 23 alto-falantes e 2.160 W (Divulgação/Lotus)

As tiras de leds da cabine não apenas decoram o Eletre, mas servem para indicar aspectos como temperatura e realidade aumentada. As luzes também pulsam para acompanhar a voz do assistente virtual, que recebe atualizações via internet.

Desenvolvido entre Europa e Ásia, Lotus Eletre será fabricado exclusivamente na China
Desenvolvido entre Europa e Ásia, Lotus Eletre será fabricado exclusivamente na China (Divulgação/Lotus)
Continua após a publicidade

Vendas

“Nascido britânico, criado globalmente”, o Lotus Eletre já está à venda. O modelo será produzido em Wuhan, China, e terá entregas aos primeiros compradores a partir do ano que vem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.