Após anos em desenvolvimento, o Lucid Air Sapphire foi revelado no Monterey Car Week. Sua apresentação em um evento dedicado a carros esportivos tem motivo: com 1.217 cv, este é o novo detentor do título de sedã mais potente do mundo.
Este também é o primeiro carro da Sapphire, submarca da Lucid focada em alto desempenho. O Lucid Air tem as versões Grand Touring Performance, com 1.064 cv e a Air Dream Edition Performance, com 1.126 cv. Mas o Air Sapphire tem um conjunto mecânico muito mais especial para enfrentar o Tesla Model S Plaid.
O Lucid Air Sapphire tem três motores, sendo dois no eixo traseiro e um no dianteiro. Ainda recebeu novo sistema de arrefecimento para os motores, que também têm novos enrolamentos de cobre, molas dianteiras e traseiras mais rígidas, amortecedores exclusivos, buchas mais rígidas, ajuste exclusivo para direção, freios ABS e controles de tração e estabilidade.
Freios carbonocerâmicos também são equipamentos de série, o que parece providencial em um carro que promete chegar aos 100 km/h em apenas 2 segundos a 160 km/h em 4 segundos. A Lucid ainda lança uma indireta ao Model S Plaid ao dizer que esses números são alcançados sem nenhuma rotina de pré-condicionamento prolongada.
Na tentativa de melhorar o comportamento do enorme sedã em circuitos ou estradas sinuosas, os motores traseiros tem sistema de vetorização do torque permite até mesmo movimentar os motores em sentidos opostos para para promover a estabilidade em curvas ou retas. Nas curvas apertadas, o sistema pode aplicar a frenagem regenerativa na roda interna enquanto alimenta a parte externa, por exemplo.
Também foram desenvolvidas novas rodas com cobertura aerodinâmica de fibra de carbono para a versão, com 20” na frente e 21” atrás, com pneus 265/35 na frente e 295/30 atrás, ambos Michelin Pilot Sport 4S.
Diversas mudanças visuais foram feitas no carro, como adoção de um novo spoiler traseiro de fibra de carbono. Além de uma nova opção de cor chamada Sapphire Blue, todo o acabamento da versão é inspirado não apenas na safira como também na benitoita, um mineral muito comum na Califórnia e que também é azul.
O interior do Lucid Air Sapphire também exibe bancos esportivos com 18 ajustes elétricos com acabamento em couro preto contrastando com as costuras azul safira. Os apoios de cabeça mostram o logo da Lucid em relevo com o volante e o teto é em preto.
Nos Estados Unidos, o Lucid Air Sapphire custará a US$ 249.000, cerca de R$ 1,2 milhão ao câmbio atual. É preço de supercarro e talvez seja até mais exclusivo que muitos deles, pois sua produção será limitada. As reservas serão liberadas a partir de 23 de agosto com as entregas previstas para o final de 2023.