Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lynk & Co Z10 é rival rival do Model S com tecnologias da Volvo

Novo sedã chinês usa plataforma SEA compartilhada com outras marcas da Geely e pode fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 s

Por João Vitor Ferreira
14 jun 2024, 07h00
Lynk & Co Z10
Lynk & Co Z10 (Divulgação/Lynk & Co)
Continua após publicidade

Na China, a Geely se prepara para mais um lançamento e, desta vez, será para a marca Lynk & Co. O Z10 é um sedan elétrico de porte grande, que terá a responsabilidade de enfrentar o Tesla Model S no mercado chinês.

Na verdade, é até maior: são 5,02 m contra 4,97 do Tesla, o que pode fazer dele um pouco mais espaçoso, ainda mais com um entre-eixos de 3 m (o Model S tem 2,96 m).

Qualquer déja-vu não será sem motivo, pois o Z10 nada mais é do que a versão elétrica do híbrido plug-in 07 EM-P. Os faróis esquisitos são comuns aos dois sedãs e é composto por barras de LEDs, sendo que uma delas acompanha a linha da caixa de roda. Há, ainda, uma segunda barra iluminada, logo abaixo do capô disposta na horizontal, que serve como DRL.

Lynk & Co Z10

A carroceria tem um formato elegante e uma linha de teto mais baixa, que a reforçar o aspecto esportivo. O mesmo vale para o caimento acentuado da traseira e o aerofólio instalado bem no final do vidro traseiro. Mais conservadora, a parte de trás tem apenas uma lanterna horizontal de LED, que cruza todo o porta-malas.

Continua após a publicidade
Lynk & Co Z10
Lynk & Co Z10 (Divulgação/Lynk & Co)

Por dentro, o que chama a atenção é o visual bem limpo, quase sem botões físicos. Isso explica a grande tela central de 15,4’’, que deve concentrar boa parte dos comandos do carro. O quadro de instrumentos está integrado ao painel, em uma posição mais baixa que o normal.

Continua após a publicidade

Todos os sistemas são controlados por um chip Nvidia Orin-X, que também é responsável por gerenciar os sistemas de auxílio ao condutor, como o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, entre outros.

Lynk & Co Z10

Não há informações sobre motores, potência ou tamanho da bateria do sedã elétrico. Pelo menos, a montadora deu informações relevantes. Por exemplo, que o Z10 será capaz de 0 a 100 km/h em 3,5 s e terá autonomia de até 800 km.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Lynk & Co Z10
Lynk & Co Z10 (Divulgação/Lynk & Co)

Além disso, ele terá suporte para carregamento ultra rápido, graças a sua plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA), também usada por modelos da Volvo, Lotus, Smart e Zeekr. Com isso, o sedã poderá recuperar cerca de 573 km e de alcance em apenas 15 minutos.

Continua após a publicidade
Lynk & Co Z10
Lynk & Co Z10 (Divulgação/Lynk & Co)

O Lynk & Co Z10 ainda não tem data de estreia, muito menos uma expectativa de preços. Mas especula-se que ele deva custar mais de 200.000 yuans, aproximadamente R$ 148.000.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.