A família Tiggo da Chery está oficialmente maior. Na China, o Tiggo 9 finalmente foi lançado, mostrando maiores detalhes daquela que, provavelmente, será sua versão mais luxuosa e com dimensões maiores que o do Jeep Commander.
A versão mostrada refere-se ao que era o protótipo T26J, com 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Essa deverá assumir o topo da família Tiggo na China, que atualmente é composta por 14 modelos. Vale lembrar que uma variante menor e mais simples, identificada pelo protótipo T26, também deverá ser vendida com motores 1.6 ou 2.0 supercharged.
Para o Tiggo 9 mais luxuoso, o trem-de-força escolhido é o 2.0 turbo de 264 cv e 40,8 kgfm. Segundo informações da montadora, ele poderá atingir os 205 km/h e tem consumo declarado de 13,0 km/l. A transmissão é automática de oito marchas, com tração nas quatro rodas.
Segundo o site Cars News China, uma versão híbrida plug-in já está nos planos, mas deve ser apresentada apenas após o lançamento do modelo a combustão. Ela manterá o motor 2.0 turbo mas não se sabe, ainda, o que terá de motores elétricos. Por outro lado, a Chery confirma que ele fará de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e terá autonomia de 1.300 km no ciclo CLTC.
O design externo nós já conhecemos: o Tiggo 9 traz faróis com quase o mesmo formato do Tiggo 8 Pro vendido no Brasil, mas com assinaturas novas. A grade tem barras verticais cromadas que lembram de alguns modelos da Mercedes-Benz, enquanto as lanternas traseiras têm um formato semelhante às do Audi Q8.
A principal novidade está no interior, que ainda seguia quase todo misterioso. A cabine traz um acabamento refinado, provavelmente em couro, que contrasta o branco (cor principal) com o marrom, que pode ser visto adornando o painel, as portas e o volante.
No painel, há uma tela integrada dividida ao meio para o quadro de instrumentos e a central multimídia, cada uma com 12,3’’. A Chery oferece sua própria loja de aplicativos onde os clientes podem baixar seus apps para customizar o sistema como bem entenderem.
Você não encontrará uma alavanca para troca de marchas, isso porque o seletor foi colocado na coluna de direção, algo que vem se tornando tendência entre os carros chineses. Em seu lugar no console central, há um seletor circular que alterna entre os modos de condução e dois carregadores wireless bem largos, além de botões para controlar o rádio.
Por falar em som, o Tiggo 9 virá com sistema de áudio da Sony com 14 alto-falantes e um sistema de iluminação ambiente com 255 cores. Na parte inferior do console central há duas saídas USB, além de uma tomada 220V.
Mesmo com um tamanho bem avantajado, essa versão tem apenas cinco lugares. Uma versão para sete ocupantes está confirmada, porém, de acordo com as informações vazadas anteriormente, ela estaria disponível apenas para o Tiggo 9 mais básico e menor, com comprimento de 4,78 m, assim como uma variante de seis lugares.
Descobriremos mais informações, assim como todas as suas versões e configurações disponíveis quando o modelo for oficialmente apresentado no Shanghai Auto Show, que acontece na China entre os dias 18 e 27 de abril. O Tiggo 9 custará em torno dos 160.000 yuans, algo próximo dos R$ 121.000, e começará a ser vendido em maio. Ainda não há informações sobre sua vinda ao Brasil.