Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Maioria das trocas de baterias de carros elétricos é feita em garantia

Estudo monitora 15.000 carros elétricos para medir a durabilidade das baterias a longo prazo, mas resultados ainda podem ser inconclusivos

Por Fernando Pedroso
29 mar 2023, 17h08
Bolt EV (à esquerda) mudou mais que o Leaf na linha 2023
Nissan Leaf e Chevrolet Bolt estão entre os carros com mais trocas de bateria (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Com a frota de carros elétricos e híbridos ainda muito jovem no mundo todo, a maioria das trocas das baterias defeituosas é feita ainda na garantia. É o que mostra um estudo da Recurrent, empresa que tentou descobrir quanto dura a bateria de um carro elétrico com uma amostra de 15.000 carros fabricados entre 2011 e 2022.

O documento diz que a troca de baterias ainda é rara. Dos 15.000 veículos acompanhados, somente 1,5% fizeram a substituição mesmo considerando os recalls do Chevrolet Bolt e do Hyundai Kona para a troca da bateria.

A área onde fica a bateria precisa ser isolada dentro da oficina
Troca da bateria de um carro elétrico depende de local e técnico especializados (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

A maioria das trocas foi coberta pela garantia, pois os carros elétricos e híbridos ainda não saíram dela. Vem daí a dificuldade em descobrir a durabilidade exata da bateria de um carro elétrico.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

“O melhor que podemos fazer é observar a aparente degradação dos carros que estão nas ruas. E mesmo essa observação pode ser um desafio, já que a maioria dos elétricos rodam há menos de seis anos, sendo 30% deles vendidos em 2022”, diz o relatório da Recurrent.

Hyundai Kona EV (3)
Hyundai Kona EV teve grande recall para troca das baterias (Divulgação/Hyundai)

Segundo a empresa, as fabricantes preveem uma durabilidade ao redor dos 20 anos para as baterias dos carros elétricos, mas a observação mostra que elas poderiam ir mais longe, já que poucas foram substituídas, mesmo com o fim das garantias.

Continua após a publicidade

O período mínimo para a garantia das baterias de carros elétricos nos Estados Unidos é de oito anos ou 100.000 milhas (cerca de 161.000 km). Empresas como a Rivian dão 10 anos ou 175.000 milhas (282,000 km).

Entre os modelos analisados, os que mais trocaram as baterias sem estarem envolvidos em recalls foram os Nissan Leaf, Tesla Model S e Jaguar i-Pace.

jaguar_i-pace_ev400_awd_s_81_02dd019c0bf80828
Jaguar I-Pace (Divulgação/Jaguar)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.