Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mais da metade dos donos de motos no Brasil não possuem CNH

Relatório do Senatran também revela quais as infrações mais cometidas pelos motociclistas e onde há maior concentração desses veículos

Por Nicolas Tavares
11 set 2024, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As motos ainda são um dos meios de transporte mais utilizados do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Porém, mais da metade das motocicletas e motonetas que circulam pelo país são de pessoas que não possuem uma habilitação do tipo A.

    Um relatório divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sobre a frota de motos circulante no Brasil revela dados interessantes. Como destaque há o fato de que, dos 34,2 milhões de proprietários de motocicletas, motonetas e ciclomotores, 53,8% não são habilitados, o que representa 17,5 milhões deste total.

    scooter Super Soco CPX na rua lateral
    (Vmoto/Divulgação)

    Segundo a Senatran, os motivos são variados e não envolvem apenas pessoas dirigindo motos sem a CNH A, mas também situações diferentes como serviços de compartilhamento de veículos, tipo de empresa que tem crescido muito atualmente. Também existem casos em que a moto foi comprada no nome de outra pessoa com mais acesso ao crédito para financiamento, como um familiar.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Por outro lado, a secretaria não descarta que existam os casos em que as motos podem estar sendo utilizadas por pessoas em habilitação, o que indicaria questões sobre o acesso à CNH por parte da população.

    Ainda assim, a quantidade de habilitações para a categoria A tem crescido. Dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) apontam que existem mais de 39,4 milhões de condutores com a CNH A, o que o Senatran diz ser uma tendência crescente dos condutores de ter mais opções de transporte.

    Honda Biz 125 2025
    Honda Biz 125 2025 (Divulgação/Honda)
    Continua após a publicidade

    A pesquisa também revela quais as multas mais comuns. A infração mais aplicada, representando 42,5% dos registros, é a de conduzir sem capacete. Em segundo lugar está a multa por dirigir com capacete sem viseira ou óculos de proteção, que foram 26,3% dos casos. O capacete volta a aparecer na terceira infração mais cometida, desta vez para os passageiros, como 24,8% do total.

    A frota nacional também tem crescido, representando 28% dos veículos rodando pelo país, e o Senatran projeta que a participação chegará a 30% em seis anos. As motos são os veículos mais utilizados no Norte e Nordeste, chegando a 59,7% no Maranhão, seguido por Piauí e Pará, ambos com 54,5% cada.

    São Paulo possui a maior quantidade de motos registradas, com 7 milhões de unidades. Minas Gerais é o segundo colocado, com 3,5 milhões e, a Bahia, é a terceira no ranking, com 2 milhões de motos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.