Um pouco antes de estrear no Brasil, o Citröen Basalt já estava sendo vendido na Índia e por lá, o SUV cupê já enfrentou os testes do Bharat NCAP, o equivalente ao nosso Latin NCAP. Os resultados foram bons, com o modelo atingindo quatro de cinco estrelas tanto na proteção de adultos, como na de crianças.
Na proteção para adultos, o melhor resultado foram nos testes de de barreira deformável móvel lateral, atingindo a pontuação máxima de 16 pontos. O Basalt gabaritou essa prova tendo proteção considerada boa para todas as partes do corpo nas provas com barreira móvel e colisão com poste lateral.
Já na outra etapa de colisão frontal, sua nota foi um pouco mais irregular. O órgão computou 10,19 pontos dos 16 totais. Para o motorista, a proteção foi considerada marginal — o nível médio avaliado pelo BNCAP — no tronco e pélvis, e adequada na perna direita e em ambos os pés. Enquanto o passageiro também teve proteção marginal na pelvis. A cabeça de ambos os bonecos de teste teve boa proteção.
A nota geral na proteção infantil também foi boa: 35,9 de 49. A melhor pontuação foi nos sistemas de retenção infantil (SRI) o Basalt gabaritou com 12 pontos, e na pontuação de avaliação do veículo foram 4 pontos de um total de 13.
Na avaliação dinâmica, o Basalt teve nota máxima na proteção frontal e lateral para crianças até 18 meses. Para crianças de 3 anos, o órgão avaliou com nota 3,9 de 8 para proteção frontal e 4 pontos de 4 para lateral, totalizando assim 19,9 pontos.
O BNCAP também elogiou o uso de diferentes tipos de aço na estrutura da carroceria (alta resistência, avançado de alta resistência e ultra-alta resistência), providenciais para a nota do Basalt, considerada muito boa.
O Citröen Basalt nacional e o indiano têm construção idêntica, mas não podemos considerar esse teste para o nosso modelo. Embora os dois tenham de série muitos itens itens, como Isofix, controle de estabilidade (ESC), assistência de partida em rampa, cinto de três pontos com lembrete para o seu uso, o modelo asiático vem com seis airbags de fábrica, enquanto o nosso tem apenas quatro.