Os manetes retráteis são uma boa solução para que o passeio ou treino off-road não termine antes do tempo programado e evitam o excesso de peso com peças sobressalentes na pochete, para aqueles que saem preparados para a trilha carregando ferramentas e afins. Pequenos tombos em estradas e trilhas de terra ou pistas de cross fazem parte do programa. As condições do terreno e, principalmente, a busca pela superação de limites ajudam a proporcionar aterrissagens inesperadas. Com isso, a quebra dos manetes por causa das quedas na terra é comum.
Com sorte, o pedaço de alavanca remanescente é suficiente para continuar como se nada tivesse acontecido. Mas, se a perda da peça for total, voltar para casa sem um dos manetes, devagarinho, utilizando só o freio traseiro (se for a direita) ou trocando as marchas “no tempo” (se for a esquerda), é mais chato.
E, se a quebra ocorrer na pista de cross, a brincadeira acabou, a menos que você tenha se lembrado de levar uma peça sobressalente.
As opções retráteis que avaliamos nesta edição têm um sistema tipo dobradiça perto do parafuso de fixação. Em caso de queda, essa articulação faz com que o manete abra no sentido contrário ao de seu movimento, em direção ao number plate, em vez de quebrar.
O acessório é muito prático e funcionou bem nas nossas simulações e nas experiências anteriores, em que foi de boa valia. Não é infalível nem inquebrável, depende do tombo, da força do impacto e do jeito que a batida ocorre, mas funciona e é uma boa alternativa para aqueles tombinhos mais corriqueiros na terra. Por desencargo de consciência, aconselhamos levar também um joguinho de manetes novos (não custa nada…). O preço sugerido é de 149 reais cada peça.
CUMPRE O QUE PROMETE? SIM!
Em pequenos tombos e esbarrões, o manete se abre no sentido contrário, evitando o rompimento.
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