As montadoras sul-coreanas estão roubando clientes das japonesas nos Estados Unidos. Segundo um estudo feito pela R.L Polk & Co. e publicado pelo site Edmunds.com, cerca de 10% dos veículos comprados por motoristas entre 25 e 34 anos em 2012 foram fabricados por Kia e Hyundai, mais do que dobrando a média das empresas da Coreia do Sul desde 2008.
“Enquanto as marcas de Detroit estão, enfim, seguindo os passos dos japoneses ao olharem para as Gerações X e Y,são os coreanos que ganham terreno. Além de produzirem carros melhores para os consumidores mais jovens, eles também estão fornecendo crédito para os clientes que ainda não desfrutam de um histórico financeiro consolidado”, diz o estudo.
O crescimento das marcas sul-coreanas se reflete também no número de concessionárias registradas em 2012. De todos os pontos-de-venda inaugurados pelos Estados Unidos no ano passado, 9,5% ostentavam as bandeiras de Kia ou Hyundai.
No entanto, apesar da evolução asiática, as marcas norte-americanas ainda dominam a preferência dos jovens norte-americanos: 36,8% dos automóveis foram fabricados nos Estados Unidos. No mesmo período, houve queda na participação das montadoras japonesas, que tiveram queda de 50,6% para 42,9%.