Se o Maserati MCXtrema feito para pistas é um ‘exagero’, talvez o novo GT2 Stradale esteja quase ao seu nível. Inspirado no icônico MC20, este é o mais novo hipercarro da empresa italiana.
Como sugere o nome, o cupê de rua também traz inspirações no carro de corrida Maserati GT2, bem como no seu visual com foco no automobilismo. Isso pode ser visto no seu para-choque dianteiro que é agressivo e destacado, com entradas de ar maiores.
O design se completa por um capô ventilado, aberturas no para-choque dianteiro e rodas de 20” forjadas. Há ainda grandes saias laterais, difusor agressivo e uma asa traseira de fibra de carbono ajustável. Este último ajuda o modelo a gerar até 500 kg de downforce a 280 km/h.
A cabine é em grande parte reaproveitada de outros modelos, mas há também novos assentos esportivos em fibra de carbono que são revestidos em Alcantara. Mas os motoristas podem optar por bancos menos extremos.
A parte de dentro se completa com um volante que apresenta luzes de led integradas que aparecem a mais de 5.500 rpm, nos modos Sport e Corsa, indicando a troca de marcha. O que há de mais dentro da cabine é fibra de carbono, ou seja, o que parecer ser, realmente é feito pelo material.
Não podia faltar a parte tecnológica do modelo, que está disposto com duas telas de 12,5 polegadas, tanto pro infoentretenimento quanto pra painel de instrumentos. São telas pequenas, mas fazem o necessário. Há também um sistema de 6 ou 12 alto-falantes e carregador de celular por indução.
Já para o desempenho, o novo Maserati perde 60 kg e apresenta um motor 3.0 V6 biturbo gerando 631 cv de potência e 71,38 kgfm. Um ganho de 10 cv e apenas 1 kgfm de torque.
Independente de qualquer coisa, o motor está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas que envia potência para as rodas traseiras. Nessa configuração, o GT2 Stradale pode ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chegar até 324 km/h.
Além dos ajustes do motor, o carro também possui uma suspensão focada para pista e um sistema de frenagem Brembo mais robusto com discos de cerâmica de carbono maiores. As mudanças parecem menores, mas a Maserati oferecerá dois tipos de opcionais de desempenho.
O primeiro adiciona um diferencial eletrônico de deslizamento limitado, freios de corrida de cerâmica de carbono e pneus semi-slick Michelin de alto desempenho. Eles são acompanhados por calibrações exclusivas de ABS, ESC e MSP.
Os clientes que procuram algo mais extremo podem atualizar para o pacote Performance Plus. Inclui os itens acima mencionados, bem como “outros recursos derivados de corridas”, como cintos de segurança de quatro pontos e um extintor de incêndio.