Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mazda terá motores com ignição por compressão em 2019

Tecnologia fará com que motores a gasolina funcione como os diesel, com baixo consumo e menos emissões

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 ago 2017, 14h54 - Publicado em 10 ago 2017, 12h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 5067c33f5a71d093baf301c5d02c9d03
    Próxima geração de motores não dependerá de velas para funcionar (Divulgação/Mazda)

    Motores a diesel não têm vela: a ignição do combustível ocorre naturalmente pela altíssima compressão da mistura ar-combustível dentro do cilindro. Agora, a Mazda quer usar este mesmo princípio para tornar seus motores a gasolina mais eficientes até do que motores elétricos – considerando a poluição da geração de eletricidade com combustíveis fósseis.

    A fabricante japonesa anunciou para 2019 o início da comercialização dos motores SKYACTIV-X. Será a primeira família de motores a gasolina com ignição por compressão no mundo e sucederá a atual SKYACTIV-G, que se destaca pelredução de perdas energéticas e taxas de compressão mais altas.

    HCCI_1-774×516
    Mistura mais homogênea entre ar e combustível promete queima mais eficiente e ecológica (Divulgação/Mazda)

    A tecnologia por trás dos novos motores é a HCCI, sigla em inglês para “ignição por compressão com carga homogênea”. O combustível é injetado nos dutos de admissão e a queima acontecerá, na maior parte do tempo, sob altíssima taxa de compressão, estimada em 18:1.

    Continua após a publicidade

    A taxa de compressão diz respeito ao número de vezes que o volume da mistura ar-combustível do cilindro é comprimido antes da compressão. 

    câmara de combustão
    Gráfico mostra câmara de combustão menor e detonação homogênea sem faísca no HCCI (Reprodução/Mazda)

    Para efeito de comparação a média entre os motores diesel é de 16,5:1, enquanto a taxa de compressão ideal para gasolina em motores convencionais (seja aspirado ou turbo) varia entre 9:1 e 10,5:1. Já para o etanol, a taxa mais eficiente seria de 12:1.

    Continua após a publicidade

    Trabalhar com alta taxa de compressão melhora o aproveitamento da energia da explosão e obriga que seja injetado menos combustível nos cilindros. A lógica é fazer com que a mistura ar-combustível só se inflame sob pressão.

    motor skyactiv-x
    Motor Skyactiv-X terá, supostamente, um dispositivo para controlar ativamente a admissão de ar (Reprodução/Mazda)

    Além disso, a queima acontecerá em temperaturas mais baixas do que com ignição comum, o que evitará problemas com detonação e pré-ignição.

    Continua após a publicidade

    Os motores SKYACTIV-X ainda terão velas de ignição, pois a faísca será necessária para alcançar altas rotações e garantir a combustão em baixas temperaturas. O gerenciamento eletrônico do motor certamente terá de ser bastante complexo para lidar com tudo isso.

    HCCI_02-774×435
    Gráficos mostra como o HCCI une o melhor dos motores a gasolina e diesel (Divulgação/Mazda)

    De acordo com a fabricante japonesa, estes novos motores serão até 30% mais eficientes que os atuais, com emissões de NOx também 30% menores. Isso representaria consumo igual ou menor que o de motores diesel. Por outro lado, o torque dos SKYACTIV-X ficaria entre 10 e 30% mais elevado.

    Continua após a publicidade

    A estreia dos novos motores está prevista para acontecer com nova geração do Mazda3, em 2019. Para a Mazda, os SKYACTIV-X são o último passo antes dos motores a combustão serem considerados obsoletos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.