Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Mazda trabalha em motor wankel a hidrogênio para sucessor do RX-8

Segundo informações da revista japonesa Best Cars, o novo motor queimaria hidrogênio e poderia ser usado junto com outros dois elétricos

Por João Vitor Ferreira
18 ago 2021, 07h28
Rx8 de testes movido a hidrogenio
No começo dos anos 2000, o RX-8 foi testado com motor que podia queimar gasolina ou hidrogênio (Divulgação/Mazda)

Em tempos onde os motores mais poluentes estão com os dias contados, cada vez mais vemos as empresas apostando na eletrificação para seus carros. Em paralelo, também temos o desenvolvimento de opções alternativas como os e-combustíveis e o hidrogênio, utilizado como fonte alternativa às grandes baterias.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A Mazda, entretanto, está trabalhando em tecnologias pouco comuns para inovar em meio à corrida contra a poluição. A empresa estaria trabalhando uma versão do clássico motor rotativo, Wankel, como o do RX-8, que utiliza hidrogênio como combustível.

Continua após a publicidade

A informação veio da revista japonesa Best Cars. Segundo eles, a produção de motores rotativos não foi encerrada com o fim do RX-8, em 2012, ela apenas foi diminuída. Desde então, surgiram relatórios e patentes atualizando a tecnologia, como no extensor de alcance do MX-30. Agora, o foco seria fazer com que esses motores passassem a queimar hidrogênio em vez de gasolina.

Normalmente, o hidrogênio não é utilizado como combustível em motores a combustão, pelo fato dele inflamar em pontos de calor dentro dos cilindros. Porém, como investigou a Best Car, os motores Wankel não tem tais pontos, justamente por usarem rotores em vez de pistões, o que viria bem a calhar.

Não há quaisquer informações sobre potência ou torque, provavelmente pelo projeto ainda estar nas primeiras fases de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Se investigarmos o passado recente da Mazda, podemos ver que ela já vem testando esse tipo de tecnologia há algum tempo. O próprio RX-8 teve algumas unidades experimentais testadas e alugadas que podiam funcionar com gasolina ou hidrogênio nos anos 2000.

Pouco funcional, provavelmente foi descontinuado por aumentar o peso dos veículos em cerca de 90 kg e ocupar boa parte do porta-malas. Em outra tentativa, por volta de 2008, a montadora utilizou a tecnologia em uma versão de testes da minivan Mazda5.

VAN MAZDA5 MOVIDA A HIDROGENIO
Assim como o RX-8, a minivan Mazda5 também tinha motor movido a hidrogênio ou gasolina (Divulgação/Mazda)
Continua após a publicidade

Quem também estaria interessada nessa tecnologia é a Toyota. Recentemente a empresa, que está colaborando com a Mazda em diversos projetos, construiu um Corolla para corridas de resistência equipado com um motor turbo de três cilindros movido a hidrogênio.

Não se sabe qual veículo receberia o trem de força. O conceito RX-Vision, apresentado em 2015, é um dos candidatos. Com registros de patente feito esse ano, é provável que o cupê protótipo tenha uma motorização híbrida, utilizando dois motores elétricos.

“Se decidirmos fazê-lo, o protótipo será concluído em três anos. O sistema mais provável é aquele que combina um turbo elétrico”, disse um funcionário anônimo da Mazda à revista japonesa.

Continua após a publicidade
Mazda RXVISION
Se realmente for desenvolvido, o novo motor pode aparecer no conceito RX-Vision tornando-o o sucessor espiritual do RX-8 (Divulgação/Mazda)

Sobre a matéria da Best Cars, a Mazda nada comentou e os seus planos para o motor rotativo a hidrogênio são um mistério. Quanto ao extensor de alcance, as informações mais recentes seguem divergentes. Alguns relatórios dizem que o projeto foi congelado, outros dizem que ele continua.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.