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Mazda voltará a fazer motor rotativo, mas não é o que você pensa

Novo motor rotativo será usado como extensor de autonomia para SUV compacto elétrico MX-30

Por Thiago Silva, Igor Macario
Atualizado em 8 out 2020, 18h24 - Publicado em 8 out 2020, 18h12
Mazda voltará a fazer motor rotativo, mas não é o que você pensa
MX-30 foi lançado em agosto na Europa (Divulgação/Mazda)

Ao que tudo indica, a Mazda está pronta para retomar a produção de um carro com motor rotativo em breve. Mas em vez de um esportivo visceral, o motor será usado como extensor de autonomia no não menos curioso SUV elétrico MX-30.

A marca já tinha levantado a possibilidade de um rotativo para tal função no MX-30, mas agora, aparentemente confirmou durante um vídeo institucional sobre o SUV compacto. O modelo foi descrito pelo próprio CEO da Mazda, Akira Marumoto.

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No longo vídeo, o executivo menciona ao redor dos 7min34s que uma das versões terá o “tradicional motor rotativo” como gerador de energia, segundo as legendas traduzidas para o português (o vídeo é em japonês).

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https://www.youtube.com/watch?v=VA7wGH8XB9s&feature=emb_title

MAZDA MX-30
(Divulgação/Mazda)

A novidade, no entanto, deve chegar às ruas somente em 2022, e é bem possível que fique restrita ao mercado japonês. Os testes de rua deverão começar no ano que vem, com planos para que o modelo esteja pronto no ano seguinte.

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Ainda não há nenhuma especificação técnica do motor rotativo. A marca já havia revelado há tempos que o retorno do rotativo seria num formato compacto, com alta potência específica e funcionamento suave, características já conhecidas de outros rotativos antigos.

MAZDA MX-30
(Divulgação/Mazda)

Também não há informações sobre se o motor estará em algum outro modelo da Mazda. O MX-30 já está à venda em versão totalmente elétrica na Europa desde agosto. No Japão, o modelo é oferecido em versão híbrida.

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Não é a primeira vez que um motor “diferente” é usado como extensor de autonomia. O BMW i3 teve, durante muito tempo, um motor da divisão de motocicletas como extensor de autonomia. A versão REX, inclusive, foi vendida no Brasil até a chegada da variante totalmente elétrica.

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