Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

McLaren apresenta uma proposta para os carros de corrida do futuro

MP4-X tem cockpit fechado, tecnologia de realidade aumentada e carenagem com painéis solares

Por Leo Nishihata
Atualizado em 9 nov 2016, 14h45 - Publicado em 3 dez 2015, 13h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • tecnologia

    Graças aos problemas com os novos motores Honda ainda em desenvolvimento, a McLaren nunca penou tanto na Fórmula 1 quanto nesse ano. Talvez para dar uma descontraída no ambiente, ela liberou seus engenheiros para se dedicarem a criar um bólido para as corridas do futuro.

    000-1.jpeg

    O resultado é o MP4-X, um estudo de design, performance, segurança e tecnologia que combina características já vistas na Fórmula 1 com outras egressas da aeronáutica e dos superesportivos de rua. O cockpit, por exemplo, é fechado, semelhante ao dos aviões de caça, com um HMD (helmet mounted display, ou visor montado no capacete) e tecnologia de realidade aumentada com o auxílio de câmeras ao redor do carro, para permitir uma visão de 360º desobstruída. Outro visor do tipo HUD (head-up display, visor ao nível dos olhos) concentraria as informações da corrida.

    000-3.jpeg
    Continua após a publicidade

    As superfícies aerodinâmicas do conceito são controladas eletronicamente, variando suas formas a cada curva ou reta. O MP4-X toma liberdades hoje proibidas na Fórmula 1, como o direcionamento do fluxo de ar produzido pelo motor para incrementar a aderência e o uso do efeito-solo criado na superfície inferior do carro. As rodas são todas cobertas, permitindo um menor arrasto e também aumentando as possibilidades de monitoração da temperatura e do desgaste dos pneus.

    000-4.jpeg

    Em caso de acidente, os materiais que compõem o monocoque podem se deformar para absorver o impacto e retornar imediatamente à sua forma original, para que a energia de um segundo impacto também seja absorvida.

    Continua após a publicidade
    000-2.jpeg

    O MP4-X foi projetado para utilizar uma motorização híbrida capaz de recarregar suas baterias não apenas com a recuperação da energia em frenagens, mas também através de um método de indução na própria pista – algo como os trechos de recarga do game Mario Kart. Há também painés fotovoltáicos capazes de transformar energia solar em eletricidade distribuidos pela superfície superior da carroceria.

    000-5.jpeg
    Continua após a publicidade

    Pensando nos patrocinadores, as superfícies destinadas à exibição de marcas são capazes de mudar os anunciantes conforme o público que está vendo a corrida, num esquema reativo parecido com a publicidade direcionada existente na internet. Isso pode permitir que cada equipe tenha um número bem maior de patrocinadores globais e regionais.

    LEIA MAIS:

    – Aston Martin pode assumir controle da Force India e voltar à F-1

    – As diferentes épocas do automobilismo nas palavras de seus pilotos

    – Daniel Ricciardo ainda dirige seu primeiro carro fora das pistas: uma Hilux

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.