Menor que o Corolla, novo Toyota Yaris será feito no Brasil
Modelo será fabricado no país nas versões hatch e sedã, com preços abaixo do Corolla
A Toyota revelou na Tailândia a nova geração do Yaris sedã, modelo compacto do porte do Honda City. Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o três-volumes é igual à versão que a marca irá fabricar no Brasil a partir do ano que vem, junto com uma variante hatch.
A informação foi confirmada por fontes de QUATRO RODAS junto à fábrica, com uma mudança: segundo eles, a produção do Yaris nacional começaria já no final de 2017 em Sorocaba, onde hoje é fabricado o Etios.
Apesar de não ser uma unanimidade, o design do novo Yaris pode ser menos polêmico do que o Etios. A dianteira mistura diversas linhas, com direito a três entradas de ar, luzes diurnas separadas dos faróis e projetores com aros vermelhos nas versões esportivas.
A traseira segue uma linha mais conservadora, herdando alguns traços da versão norte-americana do Corolla.
A marca não repetiu a escola Etios no interior do Yaris, adotando uma configuração mais usual, com quadro de instrumentos à frente do motorista. O modelo pode receber sistema multimídia, ar-condicionado digital e chave presencial com partida por botão – que fica do lado externo, como nos Porsche.
Na Tailândia o motor 1.2 de 86 cv é sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT. Segundo Vidal, no entanto, o modelo brasileiro poderá adotar o 1.8 de até 144 cv usado nas versões GLi do Corolla,, com opção de câmbio manual.
No país asiático, o Yaris terá ESC com assistente de partida em rampa de série. Os sete airbags, no entanto, devem ser restritos às versões mais caras.
A nova plataforma modular TNGA (que estreará no Corolla em 2019) permitiu ao Yaris ter medidas próximas à dos rivais: são 4,43 m de comprimento, 1,73 m de largura e 2,55 m de entre-eixos. Como referência, o City tem 4,45 m, 1,69 m e 2,60 m, respectivamente.
A Toyota também poderá se espelhar na estratégia de preços da rival, deixando o Yaris sedã na faixa de R$ 60 até R$ 80 mil. Hoje, o Etios mais caro (Platinum 1.5 sedã AT) é tabelado em R$ 68.390, enquanto o Corolla mais simples parte de R$ 91.990.
Além do City, a nova dupla de sedã/hatch da Toyota deverá concorrer com a dupla Polo e Virtus, da Volkswagen, e Ford Fiesta hatch e sedã (este último acaba de retornar ao país, importado do México).