Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mercado: em queda há 10 anos, carros populares estão em extinção no Brasil

Modelos de entrada vêm perdendo participação nas vendas, mas as opções também estão sumindo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 ago 2019, 07h00 - Publicado em 26 ago 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comparativo Renault Kwid Fiat Mobi Chery QQ (1)
    Fiat Mobi, Chery QQ e Renault Kwid: os carros mais baratos do Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Eles são os menores e mais acessíveis que se pode comprar. Mas isso não quer dizer que os carros populares serão, obrigatoriamente, os mais vendidos.

    Tanto o mercado quanto os fabricantes estão gradativamente perdendo o interesse em veículos baratos.

    Em 2004, os modelos de entrada representavam 46% das vendas de automóveis no Brasil, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

    Cinco anos depois, em 2009, esse número já havia caído para 36% e seguiu em queda até os 17% em 2018 (veja gráfico acima). No primeiro semestre, apenas 12% dos carros de passeio vendidos eram espartanos compactos de entrada.

    Continua após a publicidade
    Vendas de compactos de entrada
    (Otavio Silveira/Quatro Rodas)

    Um dos motivos é a proximidade de preços entre carros populares, como Fiat Mobi, Renault Kwid e Volkswagen Gol, dos hatches de segmentos superiores, caso de Argo, Sandero e Polo.

    Compradores dos dois exigem os mesmos equipamentos básicos (ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos e rádio), o que termina nivelando seus preços. Se a diferença é pequena, acaba-se optando pelo modelo maior.

    Continua após a publicidade

    A crise econômica também influencia nisso. Quem tem crédito para financiar um automóvel novo parte para modelos melhores e mais completos.

    Para as montadoras, isso é ótimo: carros de segmentos superiores têm maior valor agregado, o que resulta em maior lucro. É por isso, também, que poucos fabricantes ainda investem nos populares: não há nenhum lançamento previsto para o segmento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.