Mercado em setembro: Kwid é vice-líder e HB20 cai para quarto
O terror da concorrência deu susto nas vendas de Mobi e Up!, enquanto o líder Onix se mantém intocável; no fim da linha, Fox ainda vai bem
Nada de palhaços assassinos ou bonecas possuídas. No mercado automotivo, o principal pesadelo da fabricantes parece inofensivo e tem nome curto: Kwid.
Em seu primeiro mês de vendas, o “SUV dos compactos”, como a Renault insiste em chamá-lo, chegou à vice-liderança ultrapassando a barreira de dez mil unidades emplacadas. À sua frente, apenas o intocável Onix, que ainda vende o dobro de seus principais concorrentes.
Lançado com uma estratégia totalmente digital, o Kwid era, até então, vendido apenas pela web. Mesmo assim, o compacto já acumula filas de espera de meses ─ se você comprar um hoje, por exemplo, há chances de que retire o carro só após o Carnaval, em fevereiro ou março ─ e chegou ao segundo lugar no ranking geral de vendas com 10.389 unidades em setembro, de acordo com a Fenabrave.
Atrás apenas do líder Onix (com 17.236 exemplares), o Kwid desbancou HB20 e Ka. Quem mais sofreu, porém, foi o Hyundai, que caiu para 8.530 unidades e quarto lugar, enquanto o Ford subiu para 8.727 e terceiro.
Os principais rivais do pequeno Renault também sofreram os efeitos de sua chegada. O Fiat Mobi viu seus emplacamentos caírem de 5.363 em agosto para 3.602 em setembro, enquanto o VW Up! emplacou 2.560 unidades e foi parar em 29º lugar, atrás de Ka+ e HB20S.
Até mesmo seu irmão Sandero parece ter sentido o choque. De agosto para setembro, a queda foi de cinco posições, para 12º.
Já o Argo manteve suas pouco mais de quatro mil unidades (4.124) e subiu seis posições no ranking. Seu real potencial, porém, será revelado apenas em novembro, quando os primeiros Polo chegarão às ruas.
Outra surpresa vem do Fox. Mesmo prestes a ser substituído pelo Polo (embora a VW não confirme oficialmente), o hatch se mantém entre os dez mais vendidos com 4.860 unidades.
O Corolla, assim como o Onix, não parece incomodado com as mudanças do mercado e com os SUVs. O modelo permanece em sexto lugar, com mais de 6.000 unidades emplacadas no período, como há muitos meses. Depois dele, o sedã médio mais vendido é o Civic, com 1.901 exemplares e em 34º lugar, seguido do Cruze, com 1.650 e em 36º, respectivamente.
No acumulado do ano (janeiro a setembro), no entanto, tudo permanece praticamente igual. O Onix lidera, com 134.217 unidades, enquanto o HB20 se mantém em segundo colocado com 79.365, seguido do Ka, com 68.256.
Ainda no começo de sua carreira, o Kwid aparece em 33º lugar, com os 13.603 exemplares emplacados nos últimos dois meses. Com isso, Mobi (8º) e Sandero (4º) também continuam entre os dez mais vendidos do país, assim como o Fox, em décimo.
OS SUVS E AS PICAPES
A dança da cadeira continua entre os utilitários esportivos, com a liderança (e a vice) sendo disputada número a número entre Compass, HR-V e Creta.
Em agosto, o Renegade entrou na briga e fechou o mês como o SUV mais vendido do país. Em setembro, porém, ele caiu para 3.009 unidades emplacadas e ficou atrás de EcoSport e Kicks.
Mesmo assim, o segmento apresentou queda em setembro, com 21% do mercado de automóveis, contra 22,4% no mês de agosto. Com isso, os SUVs foram ultrapassados pelo segmento de entrada ─ ao qual o temido Kwid pertence ─ e caíram para terceiro lugar no mês. No acumulado, porém, eles se mantêm em segundo lugar.
No topo do último mês está o Compass, com 4.177 exemplares, ainda assim menos em relação a agosto. O segundo colocado, HR-V, tomou distância e caiu para 3.780, seguido de Creta, Kicks, EcoSport, Renegade e Captur, que passa o Duster por um possível efeito do câmbio automático CVT nas versões 1.6.
No acumulado dos nove meses já percorridos em 2017, o HR-V permanece como líder do segmento ─ mas por pouco. Com 34.926 unidades emplacadas, ele está apenas 400 carros à frente do Jeep Compass, que fechou o período com 34.526.
Depois deles, os terceiro e quarto lugares continuam acirrados com a pequena diferença de 214 unidades do Creta (28.335) para o Renegade (28.549). Em seguida, Kicks (22.155) e EcoSport (21.531) também brigam pelo top 5.
Entre as picapes, sem surpresas. A Strada continua como líder absoluta, ocupando o nono lugar do ranking geral do mês, seguida da irmã maior Toro, em 13º lugar, e da Saveiro, em 19º. Veja, abaixo, como fica o ranking dos 40 modelos mais vendidos no Brasil durante o mês de setembro.
1 | Chevrolet Onix | 17.236 |
2 | Renault Kwid | 10.358 |
3 | Ford Ka | 8.727 |
4 | Hyundai HB20 | 8.530 |
5 | Chevrolet Prisma | 6.123 |
6 | Toyota Corolla | 6.036 |
7 | VW Gol | 6.026 |
8 | VW Fox | 4.860 |
9 | Fiat Strada | 4.621 |
10 | Jeep Compass | 4.177 |
11 | Fiat Argo | 4.124 |
12 | Renault Sandero | 3.967 |
13 | Fiat Toro | 3.918 |
14 | VW Voyage | 3.823 |
15 | Honda HR-V | 3.780 |
16 | Fiat Mobi | 3.602 |
17 | Hyundai Creta | 3.466 |
18 | Nissan Kicks | 3.448 |
19 | VW Saveiro | 3.292 |
20 | Fiat Uno | 3.194 |
21 | Renault Logan | 3.191 |
22 | Ford EcoSport | 3.159 |
23 | Jeep Renegade | 3.009 |
24 | Chevrolet S10 | 2.866 |
25 | Toyota Etios | 2.831 |
26 | Hyundai HB20S | 2.796 |
27 | Toyota Hilux | 2.694 |
28 | Ford Ka+ | 2.625 |
29 | VW Up! | 2.560 |
30 | Nissan Versa | 2.441 |
31 | Toyota Etios Sedã | 2.381 |
32 | Chevrolet Spin | 2.340 |
33 | Fiat Siena | 1.948 |
34 | Honda Civic | 1.901 |
35 | Chevrolet Cobalt | 1.801 |
36 | Chevrolet Cruze | 1.650 |
37 | Ford Ranger | 1.500 |
38 | Ford Fiesta | 1.526 |
39 | Honda WR-V | 1.486 |
40 | Chevrolet Montana | 1.397 |