Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mercado em setembro: Kwid é vice-líder e HB20 cai para quarto

O terror da concorrência deu susto nas vendas de Mobi e Up!, enquanto o líder Onix se mantém intocável; no fim da linha, Fox ainda vai bem

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 out 2017, 15h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Kwid tem bloqueio nas entregas
    De uma só vez, o Kwid afetou diretamente HB20, Ka, Up! e Mobi e chegou ao segundo lugar do ranking geral (Divulgação/Renault)

    Nada de palhaços assassinos ou bonecas possuídas. No mercado automotivo, o principal pesadelo da fabricantes parece inofensivo e tem nome curto: Kwid.

    Em seu primeiro mês de vendas, o “SUV dos compactos”, como a Renault insiste em chamá-lo, chegou à vice-liderança ultrapassando a barreira de dez mil unidades emplacadas. À sua frente, apenas o intocável Onix, que ainda vende o dobro de seus principais concorrentes.

    Lançado com uma estratégia totalmente digital, o Kwid era, até então, vendido apenas pela web. Mesmo assim, o compacto já acumula filas de espera de meses ─ se você comprar um hoje, por exemplo, há chances de que retire o carro só após o Carnaval, em fevereiro ou março ─ e chegou ao segundo lugar no ranking geral de vendas com 10.389 unidades em setembro, de acordo com a Fenabrave.

    fiat-argo
    Fiat Argo sobe no ranking, mas aguarda a chegada do rival alemão, Polo (Divulgação/Fiat)

    Atrás apenas do líder Onix (com 17.236 exemplares), o Kwid desbancou HB20 e Ka. Quem mais sofreu, porém, foi o Hyundai, que caiu para 8.530 unidades e quarto lugar, enquanto o Ford subiu para 8.727 e terceiro.

    Os principais rivais do pequeno Renault também sofreram os efeitos de sua chegada. O Fiat Mobi viu seus emplacamentos caírem de 5.363 em agosto para 3.602 em setembro, enquanto o VW Up! emplacou 2.560 unidades e foi parar em 29º lugar, atrás de Ka+ e HB20S.

    Até mesmo seu irmão Sandero parece ter sentido o choque. De agosto para setembro, a queda foi de cinco posições, para 12º.

    vw-fox-2022
    Mesmo perto do fim, o Fox ainda rende bons números para a Volkswagen e fica entre os dez mais vendidos (Divulgação/Volkswagen)

    Já o Argo manteve suas pouco mais de quatro mil unidades (4.124) e subiu seis posições no ranking. Seu real potencial, porém, será revelado apenas em novembro, quando os primeiros Polo chegarão às ruas.

    Outra surpresa vem do Fox. Mesmo prestes a ser substituído pelo Polo (embora a VW não confirme oficialmente), o hatch se mantém entre os dez mais vendidos com 4.860 unidades.

    O Corolla, assim como o Onix, não parece incomodado com as mudanças do mercado e com os SUVs. O modelo permanece em sexto lugar, com mais de 6.000 unidades emplacadas no período, como há muitos meses. Depois dele, o sedã médio mais vendido é o Civic, com 1.901 exemplares e em 34º lugar, seguido do Cruze, com 1.650 e em 36º, respectivamente.

    No acumulado do ano (janeiro a setembro), no entanto, tudo permanece praticamente igual. O Onix lidera, com 134.217 unidades, enquanto o HB20 se mantém em segundo colocado com 79.365, seguido do Ka, com 68.256.

    Continua após a publicidade

    Ainda no começo de sua carreira, o Kwid aparece em 33º lugar, com os 13.603 exemplares emplacados nos últimos dois meses. Com isso, Mobi (8º) e Sandero (4º) também continuam entre os dez mais vendidos do país, assim como o Fox, em décimo.

    OS SUVS E AS PICAPES

    A dança da cadeira continua entre os utilitários esportivos, com a liderança (e a vice) sendo disputada número a número entre Compass, HR-V e Creta.

    Em agosto, o Renegade entrou na briga e fechou o mês como o SUV mais vendido do país. Em setembro, porém, ele caiu para 3.009 unidades emplacadas e ficou atrás de EcoSport e Kicks.

    Mesmo assim, o segmento apresentou queda em setembro, com 21% do mercado de automóveis, contra 22,4% no mês de agosto. Com isso, os SUVs foram ultrapassados pelo segmento de entrada ─ ao qual o temido Kwid pertence ─ e caíram para terceiro lugar no mês. No acumulado, porém, eles se mantêm em segundo lugar.

    Continua após a publicidade
    jeep-compass
    Após um sobe e desce, o Compass volta a liderar o segmento dos SUVs (Divulgação/Jeep)

    No topo do último mês está o Compass, com 4.177 exemplares, ainda assim menos em relação a agosto. O segundo colocado, HR-V, tomou distância e caiu para 3.780, seguido de Creta, Kicks, EcoSport, Renegade e Captur, que passa o Duster por um possível efeito do câmbio automático CVT nas versões 1.6.

    No acumulado dos nove meses já percorridos em 2017, o HR-V permanece como líder do segmento ─ mas por pouco. Com 34.926 unidades emplacadas, ele está apenas 400 carros à frente do Jeep Compass, que fechou o período com 34.526.

    Depois deles, os terceiro e quarto lugares continuam acirrados com a pequena diferença de 214 unidades do Creta (28.335) para o Renegade (28.549). Em seguida, Kicks (22.155) e EcoSport (21.531) também brigam pelo top 5.

    Continua após a publicidade

    Entre as picapes, sem surpresas. A Strada continua como líder absoluta, ocupando o nono lugar do ranking geral do mês, seguida da irmã maior Toro, em 13º lugar, e da Saveiro, em 19º. Veja, abaixo, como fica o ranking dos 40 modelos mais vendidos no Brasil durante o mês de setembro.

     

    1 Chevrolet Onix 17.236
    2 Renault Kwid 10.358
    3 Ford Ka 8.727
    4 Hyundai HB20 8.530
    5 Chevrolet Prisma 6.123
    6 Toyota Corolla 6.036
    7 VW Gol 6.026
    8 VW Fox 4.860
    9 Fiat Strada 4.621
    10 Jeep Compass 4.177
    11 Fiat Argo 4.124
    12 Renault Sandero 3.967
    13 Fiat Toro 3.918
    14 VW Voyage 3.823
    15 Honda HR-V 3.780
    16 Fiat Mobi 3.602
    17 Hyundai Creta 3.466
    18 Nissan Kicks 3.448
    19 VW Saveiro 3.292
    20 Fiat Uno 3.194
    21 Renault Logan 3.191
    22 Ford EcoSport 3.159
    23 Jeep Renegade 3.009
    24 Chevrolet S10 2.866
    25 Toyota Etios 2.831
    26 Hyundai HB20S 2.796
    27 Toyota Hilux 2.694
    28 Ford Ka+ 2.625
    29 VW Up! 2.560
    30 Nissan Versa 2.441
    31 Toyota Etios Sedã 2.381
    32 Chevrolet Spin 2.340
    33 Fiat Siena 1.948
    34 Honda Civic 1.901
    35 Chevrolet Cobalt 1.801
    36 Chevrolet Cruze 1.650
    37 Ford Ranger 1.500
    38 Ford Fiesta 1.526
    39 Honda WR-V 1.486
    40 Chevrolet Montana 1.397
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.