Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mercedes-AMG A 45 S terá motor 2.0 turbo equivalente a quatro VW Up! TSI

Com 421 cv de potência, o hatch esportivo promete chegar aos 100 km/h em até 3,9 segundos e fazer drift com tração integral

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 4 jul 2019, 14h35 - Publicado em 4 jul 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercedes-AMG A 45 S
    Nova geração do A 45 terá versão com 34 cv de potência a mais (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O Mercedes-Benz Classe A foi tão atualizado há um ano que alguns podem até considerar uma nova geração. E agora é a vez da versão toda-poderosa AMG ser revelada ao mundo.

    E estreia aconteceu durante o tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, que acontece anualmente no Reino Unido. Mas os alemães já haviam antecipado alguns detalhes.

    Mercedes-AMG A 45 S
    Para-choques são exclusivos da configuração esportiva (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Se o modelo anterior já despertava sonhos impróprios com 381 cv de potência, agora o hatch terá 387 cv. Achou pouco? Pois a inédita A 45 S terá absurdos 421 cv (!) e 51 mkgf.

    De acordo com o fabricante, os motores são completamente novos – o que é pouco provável – enquanto o câmbio é o automático de dupla embreagem com oito marchas de antes.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-AMG A 45 S
    Hatch terá sistema de tração integral com função de drift (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Para chegar a esses números, a Mercedes-AMG instalou um novo turbocompressor com duas volutas alimentadas separadamente e rolamentos inspirados no V8 4.0 do AMG GT 4.

    Do cupê de quatro portas também veio o sistema de refrigeração tripla (água, ar e óleo). Com essas credenciais, o sistema de sobrealimentação pode trabalhar a 2,1 bar de pressão.

    Mercedes-AMG A 45 S
    Escapamento tem válvula capaz de aumentar o ruído (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    E não pense que os alemães pensaram apenas nos números: a exemplo do Ford Focus RS, que estreou o modo drift entre hot hatches de tração integral, o novo A 45 AMG poderá derrapar.

    Para isso, a empresa desenvolveu um novo sistema de diferencial traseiro com dois conjuntos de embreagens multidiscos, um para cada roda. E basta um toque de botão para ativar.

    Mercedes-AMG A 45 S terá motor 2.0 turbo equivalente a quatro VW Up! TSI
    Motor é o 2.0 turbo mais potente feito na atualidade (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Não se impressionou com a potência de quatro VW Up! TSI de 105 cv (na verdade, até mais)? É porque o Lancer Evolution FQ-440 MR, de 2014, ainda é o 2.0 turbo recordista: 440 cv.

    Continua após a publicidade

    De qualquer forma, os alemães prometem que a versão mais agressiva chegará aos 100 km/h em 3,9 segundos – contra 4 s da configuração de entrada. Já a máxima é de 270 km/h.

    Mercedes-AMG A 45 S
    Painel segue as linhas do Classe A apresentado em 2018 (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Na verdade, a opção mais barata será limitada eletronicamente a “apenas” 250 km/h. Quer mais? E só escolher o opcional AMG Driver’s Package e andar tão rápido quando o S.

    O banho de loja também inclui suspensão revisada (e ainda há opção do conjunto variável), seletor com até seis modos de condução e escapamento com válvula para ajustar ruído.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-AMG A 45 S
    Bancos do tipo concha são exclusivos do AMG (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Para reconhecer a novidade no retrovisor, basta ver os para-choque mais agressivos e a grade no padrão Panamericana dos demais AMG. Também há rodas aro 19 e aerofólio traseiro.

    Mercedes-AMG CLA 45 S
    CLA também ganhou versão esportiva da AMG (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Dentro há o mesmo conjunto de infoentretenimento MBUX do Classe A convencional, o que é ótimo. Porém, adaptado com novas identidades visuais para o quadro de instrumentos.

    Continua após a publicidade

    O cupê de quatro portas CLA também terá configurações 45 AMG – e 45 S AMG. As diferenças em relação ao hatch, ao menos na prova de aceleração, é de só 0,1 s, respectivamente.

    Mercedes-AMG CLA 45 S
    Modelo terá o mesmo conjunto mecânico das versões hatches (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.