A Mercedes-Benz inaugurou nesta quarta-feira, 23 de março, sua nova fábrica de automóveis em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Foram investidos mais de R$ 600 milhões na construção da nova fábrica, que produzirá o Classe C e, a partir do segundo semestre, o GLA.
A capacidade produtiva anual da planta é de 20 mil veículos, podendo ser ampliada futuramente. Segundo a empresa, 500 empregos foram criados desde o início da produção, sendo que este número deve subir para 750 até o fim deste ano.
A chegada da Mercedes-Benz a Iracemápolis também motivou a instalação de vários fornecedores e parceiros nos arredores. Um deles é o Senai, que ergueu um centro de treinamento para capacitar mão de obra local.
Esta será a segunda fábrica de automóveis nos 60 anos de história da Mercedes-Benz no Brasil. A primeira foi inaugurada em 1999 com a primeira geração do Classe A. No entanto, as vendas ruins fizeram a empresa descontinuar sua produção em 2005. Antes disso, a marca já havia decidido produzir outros modelos para evitar ociosidade no local, como o Classe C exportado para os Estados Unidos e o cupê CLC. Atualmente, a planta fabrica caminhões.