Em 2005, a sul-coreana SsangYong teve a ideia de combinar um SUV com um cupê, o que deu origem ao Actyon. Poucos anos depois, a BMW popularizou a ideia com o X6, que logo foi copiada pela rival Mercedes-Benz, em 2015, com o GLE Coupé. Desde então, isso virou moda e várias fabricantes ainda apostam neste tipo de carroceria. Exceto a Mercedes-Benz, que estaria discutindo o fim de seus modelos.
O jornal alemão Handelsblatt afirma que os executivos da Mercedes-Benz estão pensando no que fazer com sua linha de SUV cupês. Fontes escutadas pela publicação afirmam que o GLC Coupé e o GLE Coupé representam cerca de 10% a 15% das vendas, caindo para 6% na China, uma quantidade que não justifica a produção ou o desenvolvimento de uma nova geração.
Além da questão das vendas, a fabricante alemã tem estudado uma forma de reduzir seu portfólio, que cresceu demais na última década, para cortar os custos de produção.
Modelos como Classe A e Classe B sairão de linha em 2026, enquanto outros foram combinados em um único veículo, como foi o caso do CLE, que substituiu as versões cupê e conversível dos Classe C e Classe E.
As variantes cupês dos SUVs podem seguir um caminho semelhante. Alguns dos executivos defendem que sejam unificados, para não perder estes clientes para a BMW. Outros argumentam que é melhor encerrar a produção durante a troca para a próxima geração. Um terceiro grupo defende a manutenção do status quo, sem fazer qualquer alteração.
Mesmo que a Mercedes decida pelo fim, os SUVs cupês ainda terão mais alguns anos nas lojas. A segunda geração do GLC Coupé foi apresentada em 2023, enquanto o GLE Coupé lançado em 2019 está para receber sua reestilização de meia vida.
A Mercedes não está sozinha. A BMW confirmou há alguns meses que o X4 não receberá uma nova geração e que a produção nos Estados Unidos será encerrada em meados de 2025. Por outro lado, o X6 passou por uma renovação este ano.