Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mercedes-Benz pode desistir dos SUV cupês em sua linha

Embora tenha virado moda, não vende bem o suficiente para justificar os gastos extras de produção e desenvolvimento

Por Nicolas Tavares
27 set 2024, 10h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2005, a sul-coreana SsangYong teve a ideia de combinar um SUV com um cupê, o que deu origem ao Actyon. Poucos anos depois, a BMW popularizou a ideia com o X6, que logo foi copiada pela rival Mercedes-Benz, em 2015, com o GLE Coupé. Desde então, isso virou moda e várias fabricantes ainda apostam neste tipo de carroceria. Exceto a Mercedes-Benz, que estaria discutindo o fim de seus modelos.

    O jornal alemão Handelsblatt afirma que os executivos da Mercedes-Benz estão pensando no que fazer com sua linha de SUV cupês. Fontes escutadas pela publicação afirmam que o GLC Coupé e o GLE Coupé representam cerca de 10% a 15% das vendas, caindo para 6% na China, uma quantidade que não justifica a produção ou o desenvolvimento de uma nova geração.

    Mercedes GLE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Além da questão das vendas, a fabricante alemã tem estudado uma forma de reduzir seu portfólio, que cresceu demais na última década, para cortar os custos de produção.

    Modelos como Classe A e Classe B sairão de linha em 2026, enquanto outros foram combinados em um único veículo, como foi o caso do CLE, que substituiu as versões cupê e conversível dos Classe C e Classe E.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    As variantes cupês dos SUVs podem seguir um caminho semelhante. Alguns dos executivos defendem que sejam unificados, para não perder estes clientes para a BMW. Outros argumentam que é melhor encerrar a produção durante a troca para a próxima geração. Um terceiro grupo defende a manutenção do status quo, sem fazer qualquer alteração.

    Mercedes GLC 300 2024
    (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Mesmo que a Mercedes decida pelo fim, os SUVs cupês ainda terão mais alguns anos nas lojas. A segunda geração do GLC Coupé foi apresentada em 2023, enquanto o GLE Coupé lançado em 2019 está para receber sua reestilização de meia vida.

    A Mercedes não está sozinha. A BMW confirmou há alguns meses que o X4 não receberá uma nova geração e que a produção nos Estados Unidos será encerrada em meados de 2025. Por outro lado, o X6 passou por uma renovação este ano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.