Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Depois de abandonar motor, Mercedes-Benz reduz ainda mais a parceria com a Renault

Alemães encerrarão produção das vans comerciais compartilhadas com a marca francesa

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 15 abr 2025, 12h31 - Publicado em 15 abr 2025, 12h26
Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, rubellitrot metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, rubellite red metallic
Mercedes Classe T é variante mais luxuosa da Citan, irmã da Renault Kangoo (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Aos poucos, a Mercedes-Benz está acabando com seus laços com a Renault. Depois de vender suas ações da empresa francesa e parar de usar o motor 1.3 turbo que havia sido desenvolvido em conjunto, agora a montadora alemã acabará com as vans comerciais compactas.

A publicação Automobilwoche obteve a confirmação com um porta-voz da Mercedes-Benz. Os modelos Citan e Classe T terão sua produção encerrada em meados do ano que vem. Ambos compartilham plataforma com o Kangoo e são montados e Maubeuge (França), na fábrica da Renault.

Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic

É fácil justificar o fim destes modelos. Ambos vendem muito pouco, com o Citan registrando somente 23.351 unidades em 2024, enquanto o Classe T emplacou 5.117 veículos. São números muito baixos para justificar sua produção.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Existe outro problema que é a imagem da Mercedes-Benz. As duas vans estão bem longe do que se espera dos comerciais da empresa, como Sprinter e Classe V, compartilhando muitas peças e motores com os carros da Renault.

Apesar de terem nomes diferentes, a Citan e a Classe T são semelhantes, mudando apenas a sua proposta. A Citan é usada realmente como um carro comercial, nas versões de passageiro e de carga.

Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Já o Classe T é vendido como uma minivan convencional com cinco assentos. Por isso, é mais equipada, trazendo itens como bancos e volante com aquecimento.

As duas vans podem usar o motor 1.3 turbo (aquele que equipa o Duster no Brasil), nas configurações de 102 cv e 131 cv; ou um 1.5 diesel com potências entre 75 cv e 116 cv. Sempre trabalha com um câmbio manual de seis marchas.

Continua após a publicidade

Existem até versões elétricas para ambas, batizadas como eCitan e EQT. Aproveitam a tecnologia do Kangoo E-Tech, com uma bateria de 45 kWh e um único motor elétrico no eixo dianteiro, que entrega 122 cv.

Ainda não é o fim de seus laços com a Aliança Renault-Nissan. A Mercedes-Benz ainda faz parte da joint venture Cooperation Manufacturing Plant Aguascalientes (COMPAS), uma fábrica no México compartilhada com a Nissan, onde é feito o Mercedes-Benz GLB.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.