Mercedes-Benz renova linha de caminhões, mas continua sem elétrico
Linha de caminhões semipesados Atego ganha visual mais moderno e atualizado e versões do Arocs e Actros serão vendidas apenas com o motor de 530 cv
A Mercedes-Benz lançou sua nova linha de caminhões Actros, Atego e do off-road Arocs. Também foram lançados dois caminhões vocacionais para o portfólio 2024: o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro, ambos com câmbio automático Allison S3000 P de 6 velocidades – para evitar manutenção com embreagem.
Os modelos Atego, que abrange caminhões médios e semipesados para transporte rodoviário e urbano, foram os que mais mudaram e passam a seguir a identidade visual dos extrapesados Actros (modelos rodoviários e urbanos), assim como a identidade do Arocs nas versões fora de estrada.
As mudanças nos modelos rodoviários incluem novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária e para-choque com acabamento termoplástico. Os faróis são modulares, e segundo a marca, permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção.
O design robusto da versão off-road estará disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote opcional Robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo em até 5 graus, o que facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.
“É uma maneira de o transportador também garantir melhor valor de revenda. Usa o caminhão com componentes mais resistentes e, ao final, na hora de passar para a frente, substitui as peças dianteiras pelas utilizadas nas versões rodoviárias”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Nas linhas de caminhões extrapesados, uma das novidades é que o Actros 2553 6×2 só será vendido com o motor OM 471 de 530 cv, o mais potente da marca no Brasil, e o Arocs 3353 S 6×4, versão cavalo-mecânico, estreia equipado com o mesmo motor.
“Os novos Atego, Actros e Arocs são alguns dos nossos lançamentos, que chegam aos concessionários a partir deste mês. Mas 2024 é ano de Fenatran, IAA e LatBus e estamos preparando muito mais novidades para o mercado”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
Ao ser questionado sobre a vinda do eActros 300, que é vendido na Europa desde 2021, o executivo afirma que não há uma confirmação para o lançamento, mas garante que a Mercedes está comprometida com a descarbonização do Brasil.
De acordo com fontes ligadas à indústria, o caminhão elétrico pode ser a grande atração da marca durante a Fenatran, principal feira de transportes que acontecerá em novembro, em São Paulo.
Em 2024, a Mercedes-Benz do Brasil celebrará dois recordes, conforme adianta Achim Puchert: “Vamos comemorar 2,5 milhões de caminhões e ônibus Mercedes-Benz produzidos no país desde 1956. Além disso, ultrapassaremos o marco de mais de 530 mil caminhões e ônibus exportados”.
Em relação a expectativa da fabricante para o de 2024, o presidente é otimista. “As expectativas, neste início de ano, já são muito boas para dois setores que ocupam posição de liderança na economia brasileira: o agronegócio e a mineração. E há sinais positivos com o aquecimento do varejo a partir da geração de empregos e da construção civil”, diz Puchert.
O executivo concluiu a coletiva de imprensa informando que o grande desafio da economia do Brasil segue sendo a velocidade da queda de juros. Embora a taxa de juros esteja caindo, ainda está num nível elevado e isso limita muito a capacidade de crédito da empresas e famílias brasileiras.