Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mercedes-Benz revela como será o carro mais seguro do mundo

Versão 2019 do protótipo ESF reúne as tecnologias que a marca estuda implantar em seus modelos nos próximos anos

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 20 Maio 2019, 20h02 - Publicado em 20 Maio 2019, 19h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercedes ESF 2019 Conceito
    Luzes na grade e carroceria alertam pedestres mesmo quando o carro está desligado (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Qual seria o carro mais seguro do mundo se fosse possível usar todas as tecnologias ainda em desenvolvimento?

    Desde a década de 70 a Mercedes vem tentando responder essa questão, e sua última resposta é o conceito ESF 2019 — mas pode chamar de “o carro mais seguro do mundo”.

    O modelo é baseado na nova geração do Mercedes GLE, mas a maioria de suas tecnologias de segurança ativa e passiva são inéditas.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Informações no vidro traseiro podem indicar a obrigatoriedade de abrir caminho a veículos de emergência (Divulgação/Mercedes-Benz)

    E, ainda que seja totalmente focado na proteção aos passageiros e outros veículos e pedestres, o ESF 2019 também entrega soluções de conforto e usabilidade.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    O volante de menor diâmetro se retrai no modo de condução autônomo (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Isso permite ao airbag do motorista ser maior e ficar fixado na parte superior do painel (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Um dos principais destaques do protótipo são o volante e pedais que se retraem quando o carro entra em modo de condução autônoma.

    Nessa situação luzes no teto e projeções no vidro traseiro e na grade do radiador também alertam as pessoas ao redor sobre as intenções do veículo.

    Continua após a publicidade
    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Dois airbags laterais evitam o choque entre os passageiros (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Isso é especialmente útil ao avisar, por exemplo, que o carro está parado e não irá se mover, ou que o trânsito à sua frente está completamente parado.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Airbags atrás dos encostos dianteiros oferecem uma proteção inédita aos passageiros traseiros (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A movimentação do volante possibilita também que o airbag do motorista saia da direção e vá para a parte superior do painel, como já ocorre na bolsa do passageiro.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Luzes no teto reforçam a sinalização e avisam quando o carro está em modo autônomo (Divulgação/Mercedes-Benz)

    As bolsas infláveis, aliás, são outro destaque do conceito. Os passageiros dianteiros, por exemplo, possuem dois airbags laterais, um de cada lado do banco.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    O protótipo é baseado na última geração do GLE (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Isso impede que o corpo dos ocupantes colidam entre si em uma colisão lateral e/ou múltipla. E quem for atrás terá a proteção de um inédito airbag frontal, posicionado atrás dos encostos dianteiros.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Faixas da carroceria podem acender para avisar quem está ao redor do veículo (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Crianças, naturalmente, terão ainda mais segurança no conceito. Junto do ESF 2019 a Mercedes apresentou uma cadeirinha infantil integrada com o veículo.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Benz revela como será o carro mais seguro do mundo
    A cadeirinha é integrada ao veículo e tem pré-tensionador próprio (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Essa conexão permite que o carro ajuste os airbags ao redor da cadeirinha e abre a possibilidade para que o assento suplementar tenha o mesmo cinto com tensionador automático já existente nos cintos do carro.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Luzes na cadeirinha indicam se ela está instalada corretamente e o que deve ser feito para ser afixada (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Carros modernos já possuem tensionadores que apertam o cinto caso o carro detecte a iminência de uma colisão. No ESF esse recurso passa  funcionar também antes de curvas fechadas, limitando a movimentação dos passageiros em mudanças bruscas de direção.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Câmeras podem alertar outros motoristas sobre perigos iminentes, como um veículo na contramão (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Outra proteção oferecida pelo ESF em curvas é ao detectar ciclistas e motos no campo cego direito do veículo. Se o motorista tiver a intenção ou iniciar a conversão, o veículo alerta o condutor e pode até frear totalmente o carro para impedir um acidente.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Um robô coloca automaticamente o triângulo de emergência (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Caso uma colisão seja inevitável,  protótipo possui um pequeno robô sob o assoalho que se afasta do veículo e monta um triângulo de sinalização a uma distância segura.

    Mercedes ESF 2019 Conceito
    O conector USB junto ao cinto de segurança adiciona praticidade (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Nem mesmo as conexões USB escaparam da profusão de avanços feitos no ESF. Nos bancos traseiros o conector (do tipo C) estão juntos à fivela do cinto de segurança.

    Continua após a publicidade
    Mercedes ESF 2019 Conceito
    Câmeras e projetores mostram a imagem da frente do carro para quem está atrás (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Isso reduz a distância do conector ao celular ou tablet, dispensando cabos longos e evita fios esticados na cabine.

    Como outros ESF, o conceito de 2019 adota diversas tecnologias que ainda não são aplicadas no mundo real.

    No entanto, a maioria delas está em processo avançado de amadurecimento, e seu lançamento é uma simples questão de tempo (e orçamento).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.