Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mercedes CLA ganha facelift e versão plug-in que faz até 125 km/l

AMG CLA 35 recebe sistema híbrido leve, fica mais potente e completa a eletrificação da família CLA

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 jan 2023, 18h28 - Publicado em 19 jan 2023, 17h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Mercedes CLA começa 2023 de cara renovada. O facelift chega tanto para os modelos padrão, como para os AMG. Ainda que sejam mudanças sutis, elas ajudam a reafirmar a identidade esportiva dos modelos.

    As mudanças chegam para o cupê e para a versão perua, batizada de Shooting Brake. Comparado com o modelo anterior, a grade está ligeiramente menor e as barras verticais, nas versões AMG, agora são pintadas na cor preta, abandonando o acabamento prateado. No CLA padrão a grade tem barra horizontal prateada, dividida pela estrela de três pontas e uma série de pequenas estrelas decoram o fundo.

    Mercedes-AMG CLA 2024
    As mudanças se concentram principalmente na dianteira, com a nova grade e o para-choque com entradas falsas (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Em todos há um novo para-choque com entradas de ar falsas nas laterais e faróis com novo desenho interno. A traseira ganha um difusor e os modelos AMG adotam novas saídas de escape independentes, cada uma em uma extremidade. As saídas duplas, mais parecidas com as do carro pré-facelift, são exclusivas da versão especial Street Style Edition, baseada no AMG CLA 45 e que também ganha grafismos exclusivos. 

    Mercedes-AMG CLA 2024
    As rodas são por padrão de 18” e as de 19” são opcionais (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    A maior parte das versões recebe eletrificação leve, com um sistema de 48 volts e gerador, o que resulta em aproximadamente 14 cv a mais. No AMG CLA 35 – a versão menos potente entre os esportivos – o sistema elétrico é novidade e, combinado com o motor quatro cilindros 2.0 turbo, gera uma potência de até 306 cv. O câmbio é automático de oito marchas e o sistema de tração é o 4MATIC+.

    Mercedes-AMG CLA 2024
    As atualizações chegam para as variantes cupê e perua (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Acima dele, está o AMG CLA 45 S, que também tem motor 2.0 turbo e sistema híbrido, acoplado ao mesmo câmbio e tração do CLA 35. Mas trata-se de um 2.0 completamente diferente que  gera 421 cv e 51 kgfm. Sua velocidade máxima chega a 270 km/h, contra 250 km/h do CLA 35. No 0 a 100 km/h a Mercedes afirma que ele supera o irmão mais fraco em 0,8 s, alcançando a marca de 4,1 s.

    Continua após a publicidade

    Entre os CLA comuns, todos recebem algum tipo de eletrificação e tem a opção de câmbio automático DCT de sete ou oito marchas. Os modelos de entrada, CLA 180 e CLA 200, estão equipados com motor 1.3 turbo e sistema híbrido leve. No primeiro a potência gerada é de 136 cv e sobe para 163 cv na versão acima. Já os CLA 220 e 250 trocam o motor por um 2.0 turbo, mas o sistema híbrido se mantém. Ele gera 190 cv na versão mais barata e sobe para 224 cv na 250.

    Mercedes-AMG CLA 2024
    As versões AMG 35 e 45 ganharam nova grade com hastes verticais pretas (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O motor 1.3 volta para equipar a versão topo de linha, 250e, uma versão híbrida plug-in. De acordo com a Mercedes, essa variante tem 218 cv e terá consumo de 125 km/l.

    Mercedes-AMG CLA 2024
    Versão Street Edition traz adesivos exclusivos (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Na cabine, a Mercedes destaca principalmente o novo conjunto de telas integradas MBUX, sendo uma de 10,25’’ para a central multimídia e outra de 7’’ para o quadro de instrumentos. Porém, é oferecido como opcional um conjunto maior, com duas telas de 10,25’’. Outra novidade do sistema MBUX é que agora ele tem três modos diferentes de exibição; Sporty, Classic e Discreet, cada uma com um foco diferente. O sistema de som opcional é da Burmester, que agora vem com o Dolby Atmos, um sistema que adiciona tridimensionalidade ao som que é reproduzido.

    Mercedes-AMG CLA 2024
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O assistente por voz continua presente e é capaz de aprender os comportamentos do motorista para melhorar suas funções. Para o acabamento interno, a Mercedes trouxe couro sintético Artico nos bancos e couro legítimo Nappa no volante, que recebe sistema de aquecimento como opcional. 

    Mercedes-AMG CLA 2024

    Continua após a publicidade
    Mercedes-AMG CLA 2024
    Bancos ficam mais esportivos nos modelos AMG (Divulgação/Mercedes-Benz)

     A Mercedes melhorou também os sistemas de assistência do CLA. De acordo com a montadora, agora o assistente de permanência em faixa agora está mais suave, para não assustar o motorista. Há também estacionamento longitudinal e visualização de 360 ​​graus usando imagens de câmeras em 3D.

    Mercedes-AMG CLA 2024
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    No Brasil, ainda não há expectativas para chegada do novo CLA, enquanto nos Europa ele chegará em breve. Os americanos terão que esperar até o fim do ano. Entre os mercados, a principal diferença está no sistema de tração integral 4MATIC, que estará presente nas variantes 220 e 250, mas apenas em algumas regiões. Nas demais eles terão tração dianteira.

    Mercedes-AMG CLA 2024

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.