O Mercedes CLA começa 2023 de cara renovada. O facelift chega tanto para os modelos padrão, como para os AMG. Ainda que sejam mudanças sutis, elas ajudam a reafirmar a identidade esportiva dos modelos.
As mudanças chegam para o cupê e para a versão perua, batizada de Shooting Brake. Comparado com o modelo anterior, a grade está ligeiramente menor e as barras verticais, nas versões AMG, agora são pintadas na cor preta, abandonando o acabamento prateado. No CLA padrão a grade tem barra horizontal prateada, dividida pela estrela de três pontas e uma série de pequenas estrelas decoram o fundo.
Em todos há um novo para-choque com entradas de ar falsas nas laterais e faróis com novo desenho interno. A traseira ganha um difusor e os modelos AMG adotam novas saídas de escape independentes, cada uma em uma extremidade. As saídas duplas, mais parecidas com as do carro pré-facelift, são exclusivas da versão especial Street Style Edition, baseada no AMG CLA 45 e que também ganha grafismos exclusivos.
A maior parte das versões recebe eletrificação leve, com um sistema de 48 volts e gerador, o que resulta em aproximadamente 14 cv a mais. No AMG CLA 35 – a versão menos potente entre os esportivos – o sistema elétrico é novidade e, combinado com o motor quatro cilindros 2.0 turbo, gera uma potência de até 306 cv. O câmbio é automático de oito marchas e o sistema de tração é o 4MATIC+.
Acima dele, está o AMG CLA 45 S, que também tem motor 2.0 turbo e sistema híbrido, acoplado ao mesmo câmbio e tração do CLA 35. Mas trata-se de um 2.0 completamente diferente que gera 421 cv e 51 kgfm. Sua velocidade máxima chega a 270 km/h, contra 250 km/h do CLA 35. No 0 a 100 km/h a Mercedes afirma que ele supera o irmão mais fraco em 0,8 s, alcançando a marca de 4,1 s.
Entre os CLA comuns, todos recebem algum tipo de eletrificação e tem a opção de câmbio automático DCT de sete ou oito marchas. Os modelos de entrada, CLA 180 e CLA 200, estão equipados com motor 1.3 turbo e sistema híbrido leve. No primeiro a potência gerada é de 136 cv e sobe para 163 cv na versão acima. Já os CLA 220 e 250 trocam o motor por um 2.0 turbo, mas o sistema híbrido se mantém. Ele gera 190 cv na versão mais barata e sobe para 224 cv na 250.
O motor 1.3 volta para equipar a versão topo de linha, 250e, uma versão híbrida plug-in. De acordo com a Mercedes, essa variante tem 218 cv e terá consumo de 125 km/l.
Na cabine, a Mercedes destaca principalmente o novo conjunto de telas integradas MBUX, sendo uma de 10,25’’ para a central multimídia e outra de 7’’ para o quadro de instrumentos. Porém, é oferecido como opcional um conjunto maior, com duas telas de 10,25’’. Outra novidade do sistema MBUX é que agora ele tem três modos diferentes de exibição; Sporty, Classic e Discreet, cada uma com um foco diferente. O sistema de som opcional é da Burmester, que agora vem com o Dolby Atmos, um sistema que adiciona tridimensionalidade ao som que é reproduzido.
O assistente por voz continua presente e é capaz de aprender os comportamentos do motorista para melhorar suas funções. Para o acabamento interno, a Mercedes trouxe couro sintético Artico nos bancos e couro legítimo Nappa no volante, que recebe sistema de aquecimento como opcional.
A Mercedes melhorou também os sistemas de assistência do CLA. De acordo com a montadora, agora o assistente de permanência em faixa agora está mais suave, para não assustar o motorista. Há também estacionamento longitudinal e visualização de 360 graus usando imagens de câmeras em 3D.
No Brasil, ainda não há expectativas para chegada do novo CLA, enquanto nos Europa ele chegará em breve. Os americanos terão que esperar até o fim do ano. Entre os mercados, a principal diferença está no sistema de tração integral 4MATIC, que estará presente nas variantes 220 e 250, mas apenas em algumas regiões. Nas demais eles terão tração dianteira.