Microlino: uma reencarnação elétrica do Romi-Isetta
Projeto suíço resgata o design e as dimensões do Isetta, mas com mecânica elétrica
A Micro Mobility Systems é uma empresa suíça que pesquisa soluções para o transporte, sobretudo o urbano. É comandada pelo inventor Wim Ouboter, intitulado o inventor do patinete dobrável de alumínio.
O produto surgiu como uma proposta para facilitar o deslocamento de pedestres, mas acabou virando um brinquedo de sucesso mundial no fim dos anos 2000. No entanto, em alguns países, como a Suíca, é possível ver o patinete de Ouboter sendo utilizado de fato como um meio de transporte.
Essa introdução serve para justificar o novo projeto da companhia, o Microlino. Aproveitando as formas do antigo Romi Isetta, a Micro resgatou a ideia da porta única frontal, atrelada à coluna da direção, com um eixo traseiro reduzido – e no qual está conectado o motor elétrico do protótipo.
O pequeno propulsor de 15 kW pode levar o Isetta movido a baterias a até 90 km/h, com autonomia de 120 km. Por dentro, há espaço para duas pessoas, que viajam com conforto limitado (o microcarro não tem ar-condicionado ou controles elétricos nos vidros).
Todo o chassi é tubular e sustenta a carroceria de fibra de vidro. O Isetta elétrico do mundo moderno pesa 450 kg, sem contar as baterias, e tem apenas 2,4 metros de comprimento. Pode ser carregado em tomadas domésticas comuns, de 220 V.
O fabricante insiste que o Microlino não é extamente um carro, e sim um conceito de transporte urbano mais eficiente para a vida urbana. Mesmo assim, o preço chega a assustar: 12 mil euros, o equivalente a quase R$ 40 mil em conversão direta.