Mini abandona o câmbio manual e planeja esportivos elétricos
Com foco na eletrificação, Mini deixará de lançar carros a gasolina daqui a dois anos; nesse meio tempo, optará só pela transmissão automática, diz CEO
![Mini lançará carros a combustão só até 2025, mas com transmissão automática daqui em diante](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/mini_john_cooper_works_1to6_73.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Há alguns meses, a presidente da Mini, Stephanie Wurst, disse ao site Autocar que havia 99% de chanca da marca deixar de vender carros com câmbio manual. O norte-americano The Drive, pouco depois, destacou que esse 1% de esperança talvez fosse um pouco mais. A probabilidade, entretanto, prevaleceu: de fato, nunca mais veremos carros com pedal de embreagem no catálogo da marca inglesa.
A notícia derradeira foi dada pela própria Wurst, dessa vez em entrevista ao inglês Top Gear. A pá de cal veio na apresentação dos Cooper e Countryman elétricos, que QUATRO RODAS conheceu pessoalmente na Alemanha.
Curiosamente, os Estados Unidos eram um dos mercados onde a transmissão manual era bem aceita. Segundo dados do The Drive, 45% do esportivo Mini JCW era vendido na configuração “raiz”, ainda que os EUA sejam conhecidos pela extrema adoção do câmbio automático há décadas.
![mini_john_cooper_works_1to6_96 Mini John Cooper Works 1to6: o último carro manual da história da marca](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/mini_john_cooper_works_1to6_96.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo assim, isso representa pouco frente à produção global da marca. Desse modo, é possível que a baixa escala de produção venha encarecendo os custos, somando-se ao fato da Mini estar cada vez mais focada em seus novos (e futuros) elétricos.
Desse modo, o John Cooper Works “1to6” terá sido o último Mini manual da história. A série limitada a 999 unidades ainda tinha suspensão ajustada especificamente para o circuito alemão de Nürburgring e motor 2.0 turbo de 231 cv e 32,6 kgfm — além, claro, do câmbio de seis marchas.
![BF_MINI_Countryman_082023_00006 Mini Countryman ganha sua primeira versão elétrica](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BF_MINI_Countryman_082023_00006.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O último Mini a combustão será lançado em 2025, provavelmente com transmissão automática de oito velocidades. Stephanie Wurst destaca que Charlie Cooper, neto do fundador John Cooper, foi responsável por convencê-la a manter versões esportivas com motor a gasolina nesse período. “Performance ajuda a vender carros”, disse a executiva.
Esportivos elétricos, porém, seguem uma incógnita. De acordo com Wurst, ainda que os planos incluam EVs incrementados, “nem todas as formas de esportividade eletrificada se saíram bem”. Assim, a Mini continua buscando sua identidade para o futuro próximo.