Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Mini Cooper ganha série especial e se torna primeiro conversível elétrico

Com a mesma mecânica do hatch vendido no Brasil, edição antecipa o que será padrão na próxima geração: o motor elétrico

Por Fernando Pedroso
16 fev 2023, 17h54
Mini Cooper SE Convertible
 (Divulgação/Mini)
Continua após publicidade

A Mini parece decidida a virar uma marca puramente elétrica e correu para ter a primazia de um conversível movido a eletricidade. Alguns podem contestar o Tesla Roadster vendido entre 2008 e 2012, mas o teto removível manualmente do carro que foi pro espaço parece não ter entrado na conta da fabricante do Cooper.

A edição limitada a 999 unidades exclusivas para o mercado europeu foi, segundo a Mini, desenvolvida em oito meses, uma corrida contra o tempo que conseguiu vencer. Para isso, aproveitou a mecânica já existente no Cooper SE de linha — à venda no Brasil por R$ 257.990 —, que tem motor elétrico de 184 cv com baterias para 234 km de autonomia (WLTP). A fabricante promete uma aceleração até 100 km/h em 8,2 segundos e bateria para até 201 km no conversível.

Um protótipo já havia sido feito no ano passado exclusivamente para um evento nos Estados Unidos.

Mini Cooper SE Convertible
Mini Cooper SE Convertible (Divulgação/Mini)

O Mini Cooper SE Convertible será vendido somente com pintura branca perolizada ou preta. Em comum, maçanetas, molduras das lanternas e faróis, da grade e outros detalhes são pintados de bronze.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

As rodas são as mesmas de 17″ do hatch. Elas são feitas com alumínio reciclado. Segundo a Mini, o processo de fabricação também usa fontes renováveis de energia.

Mini Cooper SE Convertible
(Divulgação/Mini)
Continua após a publicidade

Por dentro, bancos aquecidos de couro, detalhes exclusivos nas laterais de porta e no painel identificam a versão. Cada unidade é numerada de 1 a 999 na base do volante revestido de napa e que também pode ser aquecido.

À frente dele, uma tela mostra os serviços eDrive, comum ao hatch. São informações sobre consumo, autonomia e dicas para o motorista ajustar a condução para a bateria poder durar mais. Os principais dados são projetados no para-brisa por um head-up display. O conversível também conta com piloto automático adaptativo e outros assistentes de direção.

A série pode ser entendida como uma despedida desta geração. Protótipos da nova já rodam em fase final de teste. A marca não dá detalhes, mas fala em “forte impulso para se transformar em uma marca puramente elétrica”. Ou seja, podemos esperar que o que é especial agora, será padrão no futuro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.