A Ford Maverick leva vida fácil nos EUA. O preço e o porte da picape agradaram os consumidores locais e, no primeiro trimestre deste ano, vendeu mais que o dobro de unidades que suas principais rivais, Hyundai Santa Cruz e a Honda Ridgeline.
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Mas essa disputa no segmento de picapes intermediárias (que para os norte-americanos são compactas) pode ganhar uma nova concorrente. Ao que tudo indica, a Toyota estaria estudando a possibilidade de ter uma picape menor que a Hilux para brigar no mesmo segmento.
A informação vem do site MotorTrend, que conversou com o vice-presidente de vendas da Toyota Motors North America, Bob Carter, e o vice-presidente de planejamento de produtos e estratégias, Cooper Ericksen.
“Hoje, temos o mercado muito bem coberto com a Tacoma, mas isso (uma picape compacta) pode ser uma possibilidade e algo que continuamos a analisar”, disse Carter. Embora seja citada como uma possibilidade, é provável que o modelo esteja pronto em 2024 ou 2025.
Até lá, a Toyota pretende entender o mercado e as necessidades do consumidor, como explicou Erickssen: “Se houver um cliente que precise de um veículo de carroceria menor e robusto, podemos considerar isso, mas se for mais para uso urbano e menos off-road extremo, faria mais sentido usar a plataforma monobloco TNGA”.
A citada plataforma TNGA é utilizada por diversos modelos da Toyota, como o Corolla e a Tacoma, picape líder entre as de porte médio nos EUA, e seu uso com picapes dentro da Toyota já foi aventado no passado. Uma das vantagens desta plataforma é, justamente, sua versatilidade, podendo adaptar-se a veículos de diferentes tamanhos e motorizações.
Para a picape pequena, especula-se que a plataforma seja derivada do Toyota RAV4. Isso ajudaria o futuro modelo a entrar na disputa em pé de igualdade com a Maverick, por já existirem motorizações híbrida e híbrida plug-in para essa configuração da TNGA. Nos EUA, a caminhonete da Ford é a única que oferece versões eletrificadas, enquanto a Santa Cruz deve receber uma configuração híbrida emprestada do Hyundai Tucson.
Se realmente se basear no RAV4 americano, a futura picape compacta da Toyota poderá trazer o motor de quatro cilindros 2.5 a gasolina de 205 cv emparelhado com uma transmissão automática de oito marchas, como versão a combustão. Há também a opção híbrida, onde esse motor recebe auxílio de outros dois elétricos: um exclusivo para o eixo traseiro e outro trabalhando junto com o quatro cilindros no dianteiro, totalizando 222 cv.
Por fim, ainda há motorização híbrida plug-in. Essa repete o mesmo motor a gasolina da anterior, adiciona o sistema Hybrid Synergy Drive. Essa configuração tem dois motores/geradores no eixo dianteiro, que juntos somam 181 cv, mais um terceiro motor elétrico traseiro de 53 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 18,1 kwh. No RAV4 híbrido plug-in, esse conjunto gera 306 cv.
Se o projeto, de fato, sair do papel e, porventura, a picape vir ao Brasil, ela terá uma tarefa que nem a líder americana conseguiu. Por aqui, o segmento das caminhonetes intermediárias é liderado, com folga, pela Fiat Toro. Quem também supera a Ford Maverick em vendas é a Renault Oroch, que chegou reformulada em abril e aposta na nova motorização turbo para se estabelecer no mercado.
Mas tudo é só especulação, já que nem possibilidade de nome os executivos comentaram. Mais informações devem surgir só em 2024, como informou Carter: “é provável que tenhamos o HQ Confidential 3 (em junho) no próximo ano, então teremos outras coisas para conversar”.