Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

Mitsubishi vai fechar fábrica de motores em Goiás, mas pode trazer novos carros

Motor 2.4 da antiga L200 sairá de linha por não atender as demandas do PL8, mas a HPE já estaria negociando a chegada de novos modelos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 dez 2024, 08h14 - Publicado em 13 dez 2024, 08h14
L200
O motor deve permanecer o mesmo, um 2.4 turbodiesel, mas com um câmbio de seis marchas no lugar do de cinco (Vicente Schimitt/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A HPE Automotores confirmou que fechará sua fábrica de motores em Catalão, em Goiás. A unidade era responsável pela montagem do motor 2.4 turbodiesel da Mitsubishi L200 Triton, que sai de linha neste fim de ano. A notícia vem do site Auto Segredos, que confirma também que o motivo da não nacionalização dos motores é por conta do Programa Proconve L8.

Desse modo, todas as versões da geração anterior da picape sairão de linha. A Mitsubishi ainda venderá as unidades remanescentes ao longo de 2025.

A nova geração da picape média, chamada de Mitsubishi Triton, já foi lançada e também está sendo montada em Catalão, mas seu motor 2.4 é um biturbo a diesel importado pronto.

l200
Geração anterior da Mitsubishi L200 sai de linha ainda em dezembro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em comunicado enviado ao Auto Segredos, a HPE confirmou que, apesar do fechamento, nenhum funcionário será demitido e que todos serão “realocados internamente para outras áreas”.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMCAT), Carlos Albino, confirma o que foi dito pela empresa. Em vídeo postado no perfil oficial do Instagram do SIMCAT, o presidente disse ter negociado a estabilidade dos trabalhadores até 30 de abril de 2025.

Mitsubishi Triton HPE-S 2025
Nova geração da picape já está à venda no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Albino também afirma estar tranquilo em relação ao futuro dos empregados e explica que, para que a HPE Automotores desenvolvesse o novo motor 2.4 biturbo diesel — esse de acordo com o PL8 — precisaria de pelo menos dois anos. “A prioridade era lançar logo a caminhonete (Triton) para trazer novos produtos”.

Mitsubishi Triton HPE-S 2025
Apesar do fechamento, líder do sindicato afirma que empresa já trabalha para que novos modelos tenham seus motores produzidos em Catalão (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ele também confirma que a empresa está em negociação com a matriz japonesa da Mitsubishi para produzir dois novos carros no Brasil. “A esperança que nós temos é que com a chegada desses novos modelos, a fábrica [de motores] possa ser reaberta”, diz Albino.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRIL DAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.