Customizadora oficial do Grupo FCA (que inclui Fiat, Dodge, Chrysler, Jeep e Ram), a Mopar revelou suas atrações para o SEMA Show, que ocorre nessa semana em Las Vegas. Mesclando peças de personalização já disponíveis para venda, lançamentos e partes conceituais, a marca tem como objetivo mostrar seu potencial de customização em variados segmentos de veículos.
Dodge Challenger GT AWD Concept
O lendário muscle car da Dodge ganhou modificações suficientes para se tornar um conceito. Entre elas, uma se destaca: tradicionalmente equipado com tração traseira, o modelo adotou tração integral. Aos puristas que já esboçaram certo desespero, um lembrete: é apenas um conceito. Ainda na mecânica, a Mopar promoveu o aumento de 75 cv e 6,1 mkgf ao motor V8 5.7 HEMI, resultando em 450 cv de potência e 62,7 mkgf de torque.
No visual, o Challenger adotou um body kit da Mopar, também conceitual, incluindo as belas rodas de 20 polegadas pintadas em preto fosco. As novas saídas de escape, por sua vez, são produzidas em série. Faixas na cor laranja se destacam entre o contraste da pintura prata e preta da carroceria do cupê.
Dodge Charger Deep Stage 3
Como o nome sugere, o Charger passou por três estágios de preparação nas mãos da Mopar. Foram revistos os sistemas de escape, filtragem de óleo e válvulas, além da inclusão de um novo coletor de ar frio. As alterações fizeram com que o motor V8 5.7 HEMI passasse a entregar 450 cv de potência e 62,7 mkgf.
Por fora, o body kit do modelo mescla elementos conceituais e de produção, destacando a pintura da carroceria em dois tons (com frisos e o logo R/T em azul) e as grandes rodas de 22 polegadas com acabamento fosco.
Dodge Dart GLH Concept
O nome não é e nem faz questão de ser gentil. A sigla GLH é uma abreviação para “goes like hell” (em tradução livre para o português, “vai como o inferno”). Sem dados de desempenho divulgados até o momento, o sedã compacto da Dodge aposta em agressividade visual.
Todo pintado em preto, o modelo adotou um novo capô de alumínio da Mopar, além de um body kit (de produção) da marca. Um friso vermelho percorre toda a base da carroceria. As rodas, também pretas, são de 18 polegadas e deixam à mostra os novos freios de alto desempenho.
Chrysler 300 Super S
A teoria das cores, que aponta o azul como uma cor fria, indicada para momentos de calma, não se aplica a este Chrysler 300. Graças aos três estágios de preparação da Mopar, o sedã ganhou as mesmas características dos Challenger e Charger anteriores. São 450 cv de potência e 62,7 mkgf de torque extraídos do motor V8 5.7 HEMI. Para compensar, os freios foram redimensionados.
A pintura da carroceria em azul fosco contrasta com as rodas, pretas e de 22 polegadas. A grade dianteira é conceitual e esconde, segundo a FCA, um “easter egg”. Com acabamento preto brilhante, a peça é formada por diminutos logotipos da Mopar (um “M” estilizado).
Chrysler 200 S Mopar
O sedã médio ainda não teve seus dados de desempenho divulgados, mas já se sabe que sua motorização V6 Pentastar ficou mais potente com os novos coletor de ar frio e sistema de escape. O conjunto de suspensão, já à venda, promete deixar o 200 S ainda mais preso ao chão, enquanto os freios são ainda mais eficientes.
Equipado com um kit visual de produção em série da Mopar, o modelo é pintado em cinza brilhante, promovendo o contraste com as rodas de 19 polegadas pretas com acabamento fosco. Atrás, as saídas de escape ainda são conceituais e não estão disponíveis no mercado de peças da marca.
Fiat 500X Chicane
A Mopar provou que minivans e utilitários também podem ser personalizados. Recheado de elementos estéticos e aerodinâmicos, o crossover adota um visual chamativo pelo tom de azul da carroceria que destaca as rodas, pretas, de 20 polegadas e acabamento fosco, enquanto faróis e lanternas são escurecidos.
Equipado com motor 2.4 Tigershark MultiAir2, o 500X Chicane passa a entregar mais potência – não divulgada – que os 180 cv originais graças ao um sistema conceitual de escape. A transmissão é a padrão, automática de nove marchas.
Fiat 500X Mobe
Uma espécie de surfe impulsionado por um paraquedas, o kitsurfe foi a inspiração da Mopar ao criar o 500X Mobe. As referências estão por fora e por dentro do modelo: um rack no teto serve para carregar pranchas, enquanto um adesivo no painel ilustra a prática do esporte. No exterior, as faixas no conceitual Azul Mopar contrastam com a pintura branca perolizada da carroceria. As rodas, com produção em série, são de 18 polegadas.
Na mecânica, o modelo adota as mesmas modificações do 500X Chicane. Um novo sistema conceitual de escape deixa o motor 2.4 Tigershark MultiAir2 mais potente. A marca não divulgou, no entanto, os números atuais.
RAM Rebel X
Mais um caso em que o nome do modelo é autoexplicativo. A RAM Rebel X (“rebel” que, em tradução livre para o português, significa “rebelde”) tem a intenção de mostrar que não tem limitações. Dotada do V8 5.7 HEMI que equipa os Dodge Charger e Challenger, a picape recebeu reprogramações e alterações que aumentaram sua potência. A marca não revelou, contudo, os novos números. A suspensão a ar também ainda está em estágio de protótipo.
Seguindo a mecânica, o design do modelo é extremamente agressivo. A dianteira adota uma grade (comercializada em série) com o nome RAM em destaque, a traseira tem duas novas (e grandes) saídas de escape e as rodas são de 17 polegadas com pneus de 35 polegadas.
RAM ProMaster City DiveMaster
Não só de picapes vive a atual marca RAM e também não só de esportivos vive a Mopar. O ProMaster City, versão “americanizada” do conhecido Fiat Doblò, passou por uma customização inspirada nos oceanos – tema estendido para as variantes de azul utilizadas na carroceria da van.
Entretanto, além do visual e do apelo esportivo, o modelo é voltado à prática de mergulhos. O espaço traseiro para cargas é carregado com todos os equipamentos necessários para mergulhadores, como cilindros de ar, pés-de-pato e roupas específicas.
RAM ProMaster DragMaster
Quem disse que carros de apoio precisam ser feios ou sem graça? Contrariando essa teoria, a Mopar apresentará o ProMaster DragMaster. Por dentro, a van oferece todos os recursos necessários para apoiar os pilotos de uma competição, além de armazenar ferramentas e peças de reposição. Do lado de fora, o modelo serve ainda de reboque. Na apresentação, um Challenger acompanhará a van, seguindo a temática visual que mistura as cores branco e azul típicas da Mopar.
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