Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Morre Milton Masteguin, um dos pais do Puma GT

Carro foi o ícone máximo entre os esportivos fora-de-série do Brasil

Por Fabiano Pereira
Atualizado em 9 nov 2016, 12h00 - Publicado em 15 ago 2012, 22h28
classicos

A indústria dos automóveis fora-de-série nacionais perdeu nesta quarta-feira (15) um de seus mais destacados pioneiros e protagonistas. Morreu hoje aos 78 anos, em São Paulo, Milton Masteguin, um dos fundadores da Puma, a mais lembrada marca de esportivos brasileiros, e posteriormente criador da Chamonix, a mais estabelecida fabricante de réplicas do país. A trajetória de Masteguin cobre todas as últimas cinco décadas do nosso mercado com esportivos que encantaram e ainda encantam gerações.

Masteguin deu início a uma saga que resultou no Puma GT, historicamente o mais reconhecido esportivo clássico nacional produzido em baixa escala. Ele era dono de uma concessionária DKW Vemag na capital paulista com Mário Cesar de Camargo Filho, que integrava a equipe oficial da marca. Um dos clientes da MM era o fazendeiro Genaro ‘Rino’ Malzoni, que criava carrocerias esportivas sobre mecânica de carros nacionais e desenvolveu o GT Malzoni criado para as pistas. Com esse carro, a DKW venceu várias provas entre 1964 e 1965. Isso levou à idéia de fabricar o carro.

Foi criada a Sociedade de Automóveis Lumimari, nome que unia as sílabas iniciais dos nomes de Masteguin, Camargo Filho, Luiz Roberto Alves da Costa e Rino Malzoni. No Salão do Automóvel de 1966 o carro foi rebatizado de Puma GT, com desenho refinado por Anísio Campos. A empresa também passou a se chamar Puma. Com o fim da DKW em 1967, no ano seguinte um novo carro foi criado sobre mecânica Volkswagen. Inspirado no Lamborghini Miura italiano, o novo Puma GT se tornou um ícone do design automotivo nacional. Um modelo complementar seria lançado em 1974, com mecânica seis-cilindros de Opala. Era o Puma GTB. Nesse mesmo ano, no Salão do Automóvel, foi apresentado o protótipo mais inusitado da marca, o Mini Puma, que nunca chegou a se produzido.

Com queda na produção e dividas trabalhistas e com fornecedores, a reputação da Puma começou a declinar ainda nos anos 70. Em 1983, Masteguin deixou a companhia. Quatro anos depois, o empresário criou junto com o engenheiro americano Chuck Beck a Chamonix, especializada em réplicas de Porsche dos anos 50 e 60. O primeiro modelo, feito para exportação, foi o Spyder 550. A nova empresa ainda colaborou com o projeto do Lobini H1. Hoje a Chamonix também oferece os modelos Speedster e Roadster e é administrada pela filho do empresário, Newton Masteguin.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.