Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Morre Wilson Fittipaldi Jr., pai da única equipe brasileira de Fórmula 1

Wilsinho estava internado há um mês, e sofreu uma parada cardíaca. Junto ao seu irmão, Emerson, foi um dos brasileiros mais envolvidos na Fórmula 1

Por Redação
23 fev 2024, 12h10
Wilson Fittipaldi Júnior, durante o Quatro Rodas Experience, evento organizado pela revista Quatros Rodas, no Autódromo de Interlagos, em 2006
Wilson Fittipaldi Júnior a bordo do Copersucar, o F1 brasileiro que projetou junto a Ricardo Divila (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Wilson Fittipaldi Jr., um dos nomes mais importantes do automobilismo brasileiro, morreu nessa sexta-feira (23), em São Paulo (SP), vítima de uma parada cardíaca aos 80 anos. Wilsinho estava internado na UTI desde o Natal, quando também fazia aniversário. Na ocasião, ele se engasgou durante um almoço em família e sofreu uma primeira parada cardíaca, que motivou sua internação desde então.

Vida nas pistas

Nascido em 25 de dezembro de 1943, Wilsinho era filho da polonesa Józefa Wojciechowska e de Wilson Fittipaldi, um dos primeiros locutores de corridas do Brasil e que também teve sua carreira como piloto.

Wilson Fittipaldi, pai, o Barão, entre os filhos Emerson, o Rato, usando macacão e Wilsinho, o Tigrão, durante GP de Monza em 1975. Foto publicada no livro
Wilson “Barão”, o pai, entre os filhos Emerson (de macacão) e Wilsinho durante o GP de Monza de 1975 (Acervo/Quatro Rodas)

Wilsinho e Emerson Fittipaldi, seu irmão mais novo, começaram a correr nos anos 1960, em karts que eles mesmos preparavam. Logo, estavam trabalhando em carros de Fórmula Vee, que, à época, formava vários pilotos para a Fórmula 1.

Continua após a publicidade

Naturalmente, os irmãos atingiram carreira internacional: Wilsinho estreou na Fórmula 3 em 1970, após breves testes alguns anos antes. Em sua primeira temporada, competiu contra James Hunt e Niki Lauda, com desempenho que garantiu sua vaga na F2 já em 1971.

Fusca Fittipaldi
Fusca bimotor desenvolvido pelos irmãos em 1967 (Morio/Wikimedia)

Em 1972, entrou com gala na Fórmula 1: sua estreia não apenas foi no primeiro GP do Brasil, como ainda rendeu um terceiro lugar a Wilsinho, correndo pela Brabham. Nos anos seguintes, porém, o irmão mais velho obteve resultados medianos e decidiu apostar tudo na criação de sua própria equipe.

Continua após a publicidade

Pai do Copersucar

Durante todo o ano de 1974, Wilson trabalhou na criação Fittipaldi Automotive, que se tornou a única equipe brasileira a disputar a Fórmula 1. A estreia ocorreu em 75, no GP da Argentina, com ele mesmo ao volante de um dos carros, acompanhado por Arturo Merzario no outro. O patrocínio master veio da Copersucar, e o nome da cooperativa de álcool e etanol acabou se tornando sinônimo do time.

Wilson Fittipaldi Júnior pilotando o Copersucar-Fittipaldi FD01, após processo de restauração
Wilson Fittipaldi Júnior pilotando o Copersucar-Fittipaldi FD01, após processo de restauração (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

No ano seguinte, a equipe desistiu da ousada ideia de manter base em São Paulo, mudando suas operações para a Inglaterra. Ao mesmo tempo, Emerson, já bicampeão de F1, assumiu o volante e Wilson se dedicou somente à gestão.

Continua após a publicidade

Émerson Fittipaldi, com Wilsinho e integrantes da escuderia Copersucar-Fittipaldi, na década de 70

Até 1982, foram 103 largadas, três pódios e 44 pontos da equipe, que também teve patrocínio da Skol e correu sob nome dos próprios irmãos. Ao volante, houve pilotos como Keke Rosberg, Ingo Hoffmann e Chico Serra. 

Wilson Fittipaldi Júnior, piloto e um dos idealizadores do projeto do carro de corrida na categoria F1 Copersucar-Fittipaldi FD01, testando exemplar restaurado pela empresa Dana fabricante de autopeças, fotografado para matéria da revista Quatro Rodas.
Copersucar-Fittipaldi FD01 se destacava pela pintura colorida (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

As dificuldades de gestão e resultados não muito impressionantes, porém, fizeram com que não houvesse dinheiro para a temporada de 1983, quando o sonho foi interrompido.

Wilson Fittipaldi Júnior, piloto e um dos idealizadores do projeto do carro de c_3
Wilson Fittipaldi Júnior (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

Nos anos 1980, Wilson correu na Stock Car. Na década seguinte, ganhou as Mil Milhas de Interlagos e fez mais corridas na Stock, antes de participar da Copa Truck europeia em 2000. Ao mesmo tempo, acompanhou de perto a carreira do filho Christian, que esteve na F1 entre 1992 e 1994.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.