Moto mais vendida do Brasil desde que foi lançada, em 1976, a Honda CG chega à linha 2025, em sua 10ª geração. Mesmo que domine o mercado com folga, a fabricante japonesa não quer dar folga para a concorrência e atualizou o modelo com um novo visual e mais equipamentos, com preços partindo de R$ 16.194.
Esta é a primeira mudança mais profunda feita para a Honda CG desde 2016, renovando o visual. A carenagem tem novo desenho, assim como os novos faróis de led, no estilo da CB 300F Twister. Até o tanque foi alterado, de plástico com um interior metálico e com capacidade para 14 litros, um pouco menor do que o antigo, de 14,6 litros.
Na traseira, a lanterna também foi redesenhada, desta vez inspirada na Tornado 300 e usando lâmpadas de led. Fechando o visual estão o assento em dois níveis, as pedaleiras para garupa em alumínio, e o novo painel de instrumentos digital, ainda do tipo blackout (dígitos pretos) para as versões Titan e Fan e convencional para as variantes Cargo e Start, mas que agora contam com computador de bordo e indicador de marcha engatada de série.
As alterações na mecânica começam com a suspensão, que agora usa tubos de 33 mm, um aumento de 2 mm, e que tem curso de 120 mm na roda dianteira. A roda traseira tem dois conjuntos de mola/amortecedor ancorados por um novo braço oscilantes, com um curso de 106 mm. As rodas são de 18 polegadas.
Os freios receberam uma atenção especial dos engenheiros. Pela primeira vez, a CG passa a ter o sistema ABS para a roda dianteira, embora restrito à versão Titan. Utiliza disco de 240 mm e dois pistões na dianteira e 200 m com pistão único na traseira. As demais versões utilizam o sistema de frenagem combinada CBS, distribuindo a força entre as duas rodas. Tem um disco dianteiro de 2400 m de pistão simples na dianteira e tambor de 130 mm na traseira.
Com as regras de emissões de poluentes do Promot5, a Honda aproveitou para mexer no conhecido motor 162,7 cm³, alterando a central eletrônica e o sistema de injeção. Após as mudanças, o motor flex passou a entregar 14,7 cv a 8.500 rpm, 0,4 cv a menos, nas versões Fan Cargo e Titan. Já a CG Start, abastecida somente com gasolina, gera 14,4 cv a 8.000 rpm. O torque também mudou, de 1,43 kgfm a 6.750 rpm e 1,41 kgfm a 6.750 rpm, respectivamente.
A transmissão ainda é a de cinco marchas com embreagem multidisco banhada a óleo e acionada por cabo.
De série, todas as versões da Honda CG virão com rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, lanternas de led e painel digital. O farol dianteiro em led aparece somente nas variantes Fan e Titan. A CG Titan ainda recebe tomada USB-C, item que é acessório para a versão Fan.
A nova Honda CG 2025 estará nas concessionárias de todo o Brasil a partir de novembro, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e óleo Pro Honda grátis para sete revisões. Confira os preços da linha:
- Honda CG 160 Titan ABS: R$ 19.230,00
Cores disponíveis: Laranja, Vermelho metálico e Preto metálico
- Honda CG 160 Fan CBS: R$ 17.723,00
Cores disponíveis: Azul perolizado, Vermelho perolizado e Preto metálico
- Honda CG 160 Start CBS: R$ 16.194,00
Cores disponíveis: Prata metálico, Vermelho perolizado e Preto
- Honda CG 160 Cargo CBS: R$ 17.175,00
Cores disponíveis: Branco