MotoGP: Crutchlow conquista pole em Assen
Lorenzo, operado com sucesso, resolve voltar à Holanda para disputar GP
A sessão de qualificação da etapa de Assen da MotoGP teve um resultado surpreendente. O britânico Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) conquistou sua primeira pole position em um treinamento final emocionante, arrebatando o primeiro lugar de Marc Márquez (Repsol Honda Team), que havia assumido a liderança apenas alguns segundos antes
O dia foi complicada. Na terceira parte do treino classificatório, Márquez teve uma queda forte, sofrendo uma fratura no dedo mínimo da mão direita e o dedão do pé esquerdo. O mau tempo fez com que as dez primeiras posições de ontem passassem a valer para avançar ao Q2.
Na classificação final, Dani Pedrosa (Repsol Honda Team)chegou a liderar antes da primeira mudança de pneus, mas caiu drasticamente, sem consequências físicas, mas não podia continuar a sessão. Houve uma grande quantidade de tráfego e as alterações da sessão ocorreram entre os pilotos que ocupavam os primeiros lugares.
Veja a galeria de fotos desta sexta-feira:
Primeiro Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP), em seguida, Valentino Rossi (Yamaha Factory Racing), e no final do treino o jovem piloto espanhol Marc Márquez assumiu a liderança, pensando ter garantido o primeiro lugar. Para estragar a festa do piloto da Honda, no último momento, Crutchlow fez sua melhor volta e garantiu a pole position no grid de largada, a primeira de um britânico desde Jeremy McWilliams em Phillip Island, em 2002.
Bradl foi o terceiro, seguido por Rossi e Pedrosa, com um surpreendente sexto lugar para Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3). O espanhol Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar) ficou com o sétimo lugar, à frente de Álvaro Bautista (GO & FUN Honda Gresini), Randy de Puniet (Power Electronics Aspar) e Nicky Hayden (Ducati Team).
Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing), que sofreu um acidente e fraturou a clavícula, foi operado com sucesso em Barcelona e decidiu regressar à Holanda, em um avião particular, para disputar o Grande Prêmio de Assen, neste sábado. Devido ao tempo feito nos treinos livres, o espanhol largará na 12ª posição.
Veja os dez primeiros:
1. C. Crutchlow (GBR / Yamaha) 1:34.398
2. M. Márquez (ESP / Honda), 1:34.755
3. S. Bradl (ALE / Honda) 1:34.878
4. V. Rossi (ITA / Yamaha) 1:34.974
5. D. Pedrosa (ESP / Honda), 1:35.006
6. B. Smith (GBR / Yamaha) 1:35.454
7. A. Espargaró (ESP / ART) 1:35.500
8. A. Bautista (ESP / Honda), 1:35.508
9. R.de Puniet (FRA / ART) 1:35.622
10. N. Hayden (EUA / Ducati) 1:35.908
Confira o grid de largada completo para o GP de Assen!