A Honda Racing Corporation (HRC) revelou na última quinta-feira (7), em Valência, a nova Honda RCV1000R, protótipo da máquina que será utilizada a partir de 2014 no classe “Open” da MotoGP, ou seja, a motocicleta que será vendida a equipes independentes do grid.
A moto contará com o computador central e programas (hardware e softwares) da já conhecida marca Magneti Marelli, tanque de combustível de 24 litros e um limite de 12 motores por temporada.
O chassi da RCV1000R baseia-se no atual protótipo RC213V, moto usada por Dani Pedrosa e Marc Márquez (Repsol Honda Team), com um motor V4 a 90 graus que entrega mais de 235 cavalos de potência a 16.000 rpm. A motocicleta será entregue com suspensão Öhlins e freios Nissin.
Quatro pilotos vão competir com a RCV1000R em 2014: Nicky Hayden e um segundo piloto ainda a ser confirmado na equipe Aspar, Scott Redding,pela Honda Gresini Team, e Karel Abraham, pela Cardion AB Team.
Casey Stoner, piloto de testes da HRC e bicampeão mundial de MotoGP, já testou o novo protótipo e forneceu um feedback positivo para os engenheiros da Honda . Duas RCV1000R estarão disponíveis para o teste de três dias pós-corrida em Valência, que começará na próxima segunda-feira (11).