Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês do Cliente: Revista em casa 10,99

Motor diesel com quatro turbos é apresentado pela BMW

Com 400 cv e 77,6 mkgf de torque, novidade promete consumo de combustível 5% menor do que motor de três turbos

Por Diego Dias
Atualizado em 9 nov 2016, 14h56 - Publicado em 2 Maio 2016, 20h10
Motor N57S BMW

A busca pela eficiência energética está ampliando a adoção do turbo em diversas categorias. O turbocompressor já é largamente utilizado em motores a diesel, mas recentemente a proliferação de blocos a gasolina e sobrealimentados têm sido expressiva – isso é efeito colateral do downsizing, movimentação da indústria na redução da cilindrada adotada pelos fabricantes.  Porém, até o momento, motores dotados de quatro turbos eram restritos a modelos superesportivos, como o Bugatti Veyron. Pois é, eram.

A BMW quebra essa lógica com o novo propulsor diesel 3.0 de seis cilindros equipado com quatro turbocompressores, que deverá estar disponpivel em breve para as versões mais caras do Série 7.

LEIA MAIS:

>> BMW Série 1: Nem parece um nacional

>> Carro turbo: Querendo ou não, você ainda terá um

Continua após a publicidade

>> Audi A3 ganha cara nova e motor 1.0 turbo

A novidade foi apresentada no 37ª Internacional Simpósio de Viena, na Áustria – evento onde as fabricantes costumam apresentar novas tecnologias. O motor seis-cilindros 3.0 movido a diesel de três turbos (código N57S) de 386 cv e 75,5 mkgf, ganhou mais um turbo e passou a desenvolver 400 cv e 77,6 mkgf de torque entre 2.000 e 3.000 rpm – força limitada eletronicamente para preservar a transmissão automática de 8 velocidades da ZF. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos.

De acordo com a marca, dois turbos são responsáveis pelo torque em baixas rotações, enquanto a outra dupla manda força para o motor quando ele trabalha em altos giros. Apesar da maior potência por conta do acréscimo de um turbo, o novo propulsor será até 5% mais eficiente em consumo de combustível do que o 3.0 triturbo que equipa atualmente o X5 M50d. Além de mover o Série 7 750 xDrive, o motor poderá equipar as versões topo de gama do Série 5 e X5.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo - Anual

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
OFERTA MÊS DO CLIENTE

Revista em Casa + Digital Completo - Anual

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês

descricao rodape

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.