Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Motores 1.0 e 1.3 turbo flex da Renault agora são fabricados no Brasil

Motor já conhecido no nosso mercado agora será fabricado em Curitiba, pela Horse, junto ao 1.0 turbo que equipa o Renault Kardian

Por Lucas Parente
Atualizado em 7 set 2024, 14h05 - Publicado em 7 set 2024, 13h00
Renault Duster Iconic Plus, com motor 1.3 turboflex, testado por QUATRO RODAS
Renault Duster Iconic Plus, com motor 1.3 turboflex, testado por QUATRO RODAS (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Agora os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo usados pela Renault são fabricados no Brasil. Enquanto o 1.0 turbo flex do Renault Kardian tem seu índice de nacionalização sendo ampliado desde o início do ano, agora é o motor 1.3 turbo flex usado por Duster e Oroch que começa a ser feito no Brasil.

Quem está por trás da produção é a Horse Powertrain, uma nova empresa criada como uma join venture entre a Renault e a Geely que uniu as respectivas divisões de motores a combustão em uma única empresa para fornecer motores para todas as marcas dos dois grupos: Nissan, Mitsubishi, Volvo, Lynk&Co, Dacia e Proton, além de outras empresas. A brasileira Lecar, por exemplo, já afirmou que utilizará o 1.0 turbo em seu modelo híbrido.

oroch
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

 

A fábrica da Horse no Brasil fica em Curitiba (PR) e o início da produção do motor 1.3 turbo no Brasil evita a importação dos motores prontos da fábrica de Valladolid, na Espanha. Vale lembrar que esse motor também é usado por versões dos Mercedes-Benz Classe A, GLA e CLA.

Continua após a publicidade
novo lecar 459_page-0004
Lecar 459 é primeiro modelo da nova montadora brasileira (Lecar/Divulgação)

A unidade 1.0, que tem como codinome ‘HR10’, possui três cilindros turboalimentados e pode gerar até 125 cv e 22,4 kgfm. Com o codinome ‘HR13’, está o motor 1.3 turbo de quatro cilindros. Ele oferece uma potência maior, de 170 cv, e um torque de 27,5 kgfm.

Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch
Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Ambas unidades de potência possuem revestimento Diamond-Like Carbon (DLC) nas partes móveis do cabeçote do cilindro, anéis e pinos do pistão inspirados na Fórmula 1. Segundo a marca, isso reduz o atrito e gera maior eficiência de combustível.

Renault Kardian
Renault Kardian (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Além disso, há outros recursos visando a economia de combustível, como tratamento de superfície com polímero redutor de atrito para os componentes do virabrequim e um sistema Start/Stop que pode desligar o moto antes mesmo do veículo parar, aumentando a eficiência.

Compartilhe essa matéria via:
Polo da Horse em Curitiba
Polo da Horse em Curitiba (Horse/Divulgação)
Continua após a publicidade

A planta da Horse em Curitiba recebeu um investimento de R$ 100 milhões. A fábrica terá capacidade de produzir 500.000 motores anualmente.

A nacionalização desses motores também já prevê a produção de versões eletrificadas para futuros lançamentos da Renault, como o SUV médio que será fabricado no Brasil a partir de 2025 e a picape Niagara, que será fabricada na Argentina a partir de 2027. Ambos serão híbridos flex, assim como futuras versões do Kardian.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.