Carros com motores movidos a diesel são normalmente lembrados como grandes poluidores, principalmente na comparação quando o mesmo modelo tem gasolina ou outro tipo de combustível em seu tanque. Porém, segundo levantamento feito pela Associação dos Construtores de Motores do Reino Unido, atualmente o desenvolvimento de novas tecnologias levou a produção e utilização de unidades com emissões de poluentes mais baixas já vista.
No Reino Unido, local onde foi feita a pesquisa, o resultado aponta para uma diminuição de 21% na emissão de poluentes como o dióxido de carbono de 2003 até hoje, ao mesmo tempo em que aumentou 27% à eficiência no consumo de combustível.
Segundo o levantamento, a média de dióxido de carbono emitido por um carro caiu para 128.3 gramas por quilometro rodado, quase 30% menos do que o medido em 2000, marcando também a primeira vez que este número é inferior à marca de 130 gramas por quilômetro rodado. Para ter uma ideia do que estes números representam um Ford Escape, por exemplo, com motor a gasolina produz 179 gramas de CO2/km, isso com um motor 1.6 litro de quatro cilindros EcoBoost.
Em entrevista ao site HybridCars.com, o Presidente da Bosch no Reino Unido, Peter Fouquet, falou. “Os motoristas hoje se beneficiam de carros a diesel muito mais limpos em relação ao que tínhamos dez anos atrás. Com as vendas aumentando, estamos focados em inovar constantemente em novas tecnologias que ajudarão a diminuir ainda mais as emissões dos carros e o custo para operá-los”, encerra Fouquet.