Ficar mais de um mês sem receber uma multa já é motivo de comemoração para muitos. Se esse prazo se estender para um ano a festa está garantida.
Agora, se esse feito acontecer em São Paulo, o condutor pode ganhar até R$ 300.000 de bonificação. Confira a nossa seleção de sete truques para não tomar multas.
O programa da Prefeitura de São Paulo, batizado de Motorista Legal, pretende distribuir prêmios em dinheiro e produtos aos motoristas que ficarem por 12 meses sem serem autuados.
Os motoristas responsáveis concorrerão a sorteios, mas para isso deverão fazer um cadastro no site da Prefeitura.
“A ideia é estimular o bom comportamento. Não pela sanção, mas pelo estímulo positivo”, disse em entrevista, Sérgio Avelleda, Secretário Municipal de Transportes.
Segundo Avelleda, o programa foi inspirado no rodízio voluntário praticado em Seul, capital da Coreia do Sul.
Os condutores coreanos que deixarem seus carros um dia útil por semana na garagem, ganham benefícios como: desconto em taxa municipal, em pedágios, combustível e produtos automotivos.
Como funciona
O projeto está em fase de formatação e será realizado por meio de parceria com empresas privadas.
Em breve será publicado no Diário Oficial um chamamento para as empresas que quiserem patrocinar.
Para participar o motorista deverá cadastrar-se no site oficial da prefeitura e preencher alguns requisitos: não pode ter multas registradas em seu nome e nem no carro que lhe pertence – para evitar que seja feita a troca de pontos na CNH, segundo a Prefeitura.
“A ideia é que o valor do prêmio principal sirva para incentivar os motoristas a mudarem seus hábitos e, com isso, contribuírem para aumentar a segurança do trânsito. Além de dinheiro, os condutores sorteados poderão ser contemplados com outros prêmios”, diz a nota oficial da prefeitura.