Neta chega ao Brasil em 2024 com esportivo de 465 cv e SUV anti-Dolphin
Marca chinesa inicia operações no Brasil no segundo semestre com dois carros; SUV L será o terceiro, mas fica para 2025
Mais uma marca chinesa está se preparando para chegar ao Brasil. A Neta faz parte do jovem grupo Hozon, uma start-up que tem apenas nove anos de existência, mas que conseguiu se consolidar no maior mercado automotivo do mundo em pouco tempo.
A chegada da Neta ao Brasil já havia sido noticiada em 2023. Agora, há a confirmação de que a marca estreia, de fato, no segundo semestre de 2024 com o esportivo GT. A abordagem da montadora é semelhantes à de outras conterrâneas, começando as operações por um modelo mais caro, para depois investir nos segmentos de entrada.
O Neta GT é um esportivo de verdade. Seu visual é agressivo com grandes entradas de ar falsas na dianteira, faróis afilados e duas aberturas no topo do capô. Suas linhas são bem curvas, acentuando os para-lamas dianteiros, já a traseira tem um estilo semelhante ao do Tesla Model 3, um de seus principais concorrentes na China.
Em sua terra natal, o Neta GT é vendido em duas configurações. A primeira e mais simples tem apenas um motor de 231 cv e 31,6 kgfm que traciona as rodas traseiras, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 s. Ela é vendida com bateria de 64,2 kWh, que garante uma boa autonomia de 562 km.
Acima dela, há a versão de tração integral com dois motores, que juntos entregam 462 cv e 63,2 kgfm. Esse conjunto é alimentado por uma bateria ainda maior, com 74,4 kWh, suficiente para entregar melhor desempenho e uma alcance de 580 km pelo ciclo CLTC. Com o dobro de potência, o tempo de 0 a 100 km/h cai para meros 3,7 s.
Além do esportivo, a Neta também prepara outros dois lançamentos,. O primeiro, que também chega em 2024 será o Aya, um compacto SUV de 4 m de comprimento que tentará desbancar a dupla BYD Dolphin e Dolphin Mini.
Na China, o Aya é vendido com duas configurações. A versão de entrada é mais simples, tem apenas um motor elétrico de meros 54 cv e 11,2 kgfm, mas pode rodar até 318 km (CLTC). Já o modelo topo de linha tem 95 cv e 15,3 kgfm, enquanto o alcance aumenta para 401 km.
O terceiro lançamento, esse previsto só para 2025, será o SUV L. De porte médio, o modelo tem 4,77 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e um entre eixos de 2,81 m, sendo um pouco mais baixo e mais curto que seu principal rival, o BYD Song Plus.
Assim como os irmãos, o Neta L também é vendido com duas opções de motorização. A primeira é totalmente elétrica, onde um motor de 231 cv é alimentado por uma bateria de 68,1 kWh, sendo capaz de rodar até 460 km pelo ciclo de medição chinesa.
A segunda é do tipo híbrida plena, ou seja, une o mesmo motor elétrico a um motor 1.5 a gasolina de 89 cv. Porém ele não atua tracionando as rodas e serve apenas como gerador para a bateria de 30 kWh. É o chamado EREV, ou elétricos de autonomia estendida. Nessa configuração, a Neta anuncia um alcance máximo de 1.070 km.
No Brasil, as operações da Neta devem começar já no mês de maio, com o lançamento da marca e a chegada dos primeiros carros para o processo de homologação. A intenção da empresa é começar com uma rede nos estados do sudeste e centro-oeste e, posteriormente, expandir sua atuação para o resto do país. O início das vendas oficiais ainda não foi anunciado, mas é provável que aconteça já no início do segundo semestre.