Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Neta estreia em setembro com rival do BYD Dolphin por R$ 124.900

Marca chinesa iniciará operação nacional com dois SUVs, prometendo um esportivo para o final do ano e um utilitário médio para 2025

Por Nicolas Tavares, Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 ago 2024, 16h32 - Publicado em 7 ago 2024, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil está sendo invadido novamente pelas fabricantes chinesas e uma das que está prestes a iniciar as operações por aqui é a Neta. A empresa aproveitou o Festival Interlagos 2024 para apresentar ao público seus três primeiros modelos: o SUV compacto Aya, o esportivo GT e o utilitário Neta X.

    Após a apresentação no evento, a fabricante começará a inaugurar suas concessionárias ao longo de agosto, abrindo 30 pontos de venda em 2024, chegando a 70 lojas em 2025. As vendas serão iniciadas em setembro com o Aya e o X. O GT fará sua estreia no final do ano. A Neta ainda confirma que terá mais uma novidade em 2025, na forma do Neta L, que chegará nas versões híbrida e elétrica. E, para 2026, será a vez do sedã EP34, ainda inédito.

    Neta Aya
    Neta Aya (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

    A porta de entrada da empresa no Brasil, ao menos por enquanto, será o Aya. Com 4,07 metros de comprimento, 2,42 m de entre-eixos e um porta-malas de 335 litros, será vendido nas versões Comfort, por R$ 124.900, e Luxury, por R$ 134.900. Estes valores o posicionam exatamente entre os BYD Dolphin Mini e Dolphin.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    É equipado com um motor elétrico de 95 cv e 15,3 kgfm, utilizando uma bateria de 40,7 kWh, prometendo uma autonomia de 263 km pelo ciclo PBEV do Inmetro. Uma recarga em corrente alternada leva de 6 a 8 horas, enquanto um carregador DC recupera de 30% a 80% da bateria em 30 minutos.

    Neta Aya
    Neta Aya (Divulgação/Divulgação)

    Entre os equipamentos estão a central multimídia de 14,6 polegadas na vertical, câmera de ré, controle de cruzeiro e bancos de couro. A versão Luxury adiciona o pacote de assistentes com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistência de permanência em faixa com alerta e assistente de farol alto.

    Neta X
    Neta X (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Logo acima estará o Neta X, com 4,53 m de comprimento, 2,77 m de entre-eixos e 508 litros de porta-malas, fazendo com que seja menor do que BYD Song Plus e GWM Haval H6, ambos medindo 4,70 m. Desembarca em três versões: X 400 (R$ 194.900), X 500 (R$ 204.900) e X 500 Luxury (R$ 214.900).

    A diferença entre as versões 400 e 500 está no tamanho da bateria. O modelo mais básico tem um conjunto de 52,5 kWh, enquanto o mais caro adota baterias de 64,1 kwh. A Luxury, assim como no Aya, ganha equipamentos de segurança.

    Neta X
    Neta X (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Todas as configurações utilizam o motor de 163 cv e 21,4 kgfm. A autonomia é de 258 km na versão 400 e 317 km no X 500, ambos com já homologados pelo Inmetro. Na hora de carregar, levará 9 horas para encher a bateria com uma estação AC, subindo para 11 horas na variante 500. Para ambos, a Neta declara uma recarga rápida DC em 30 minutos.

    Neta X
    Neta X (Divulgação/Divulgação)

    Está confirmado que terá farois de led, central multimídia de 15,6 polegadas, seis airbags, carregador wireless de smartphones de 15W, porta-malas com aberta elétrica e teto panorâmico. No quesito segurança, trará câmera 360°, detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e mais.

    Tanto o Neta X quanto o Aya virão com um wallbox de 7kW incluso, cinco anos de garantia total e oito anos para o motor e a bateria. Para atrair os clientes, a empresa ainda promete que as cinco primeiras revisões serão gratuitas, feitas a cada 20.000 km. E, para evitar dores de cabeça no pós-venda, terá um centro de distribuição em São Bernardo do Campo (SP) com um estoque inicial de 75 mil peças.

    Continua após a publicidade
    Neta GT
    Neta GT (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

    Ainda sem preço, o Neta GT virá em duas versões, com tração traseira ou integral, prometendo um desempenho digno. A versão de tração traseira tem um único motor de 231 cv e 31,6 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Com dois propulsores, o esportivo passa a ter 394 cv e 63,2 kgfm, chegando a 100 km/h em 3,7 s. A bateria é de 74,4 kWh, o que dá 580 km de autonomia pelo ciclo de testes CLTC usado na China.

    Neta GT
    Neta GT (Divulgação/Divulgação)

    Não espere que seja barato, pois a lista de equipamentos já deixa claro que virá muito recheado. Terá multimídia de 17,6 polegadas, sistema de som com 12 alto-falantes, teto panorâmico, bancos elétricos, luz ambiente em led, painel de instrumentos digital, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, estacionamento remoto e outros.

    Continua após a publicidade
    Neta L
    Neta L (Neta/Divulgação)

    Em 2025, o Neta L virá para ser o verdadeiro rival do Song Plus e Haval H6, com 4,77 m de comprimento. Terá uma versão híbrida completa, usando um motor 1.5 a gasolina de 89 cv e outro elétrico de 231 cv, recarregando automaticamente as baterias de 30 kWh. A Neta o trata como um elétrico com extensor de autonomia, utilizando o motor a combustão como gerador de energia para as baterias, prometendo uma autonomia de 1.070 km.

    A variante elétrica tem o mesmo motor de 231 cv, substituindo o conjunto de bateria por um de 68,1 kWh, elevando o alcance para 460 km pelos testes na China. Os preços deste modelo serão revelados apenas em 2025 e a data exata de lançamento ainda não foi confirmada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.