Neta L: SUV chinês é rival do BYD Song Plus e usa bateria da GWM
Modelo estreia em 2024 com dois tipos de motorizações: totalmente elétrica ou híbrida, na qual o motor a combustão serve apenas como um gerador
Subsidiária da Hozon Auto, a chinesa Neta revelou seu novo SUV que chega com grandes ambições: brigar, de uma só vez, com Tesla Model Y e BYD Song Plus. Chamado de Neta L, o SUV terá opções híbrida e elétrica, esta última equipada com baterias da GWM.
A marca, lançada em 2018, concentra-se na fabricação de modelos elétricos e EREVs, que utilizam o motor a combustão como um gerador de energia ao motor elétrico. A empresa começou como uma marca de baixo busto, mas agora caminha lentamente no mercado chinês para o ramo de carros de luxo. O Neta L é o quinto modelo da linha a ser apresentado.
Rival, mas menor que Song Plus
Antes conhecido pelo codinome EP32, o Neta L é um SUV médio que estará sustentado na plataforma Shanghai, já utilizada no sedã Neta S e no cupê Neta GT.
No visual, o modelo segue uma linguagem minimalista, com faróis agressivos e poucos vincos na lataria. Na dianteira, ainda é possível observar uma grade inferior escurecida e faróis de neblina com moldura preta, nas extremidades do para-choque. A traseira tem lanternas interligadas e para-choque com porção central em cinza brilhante.
Em questão de tamanho, o Neta L tem 4,77 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e um entre eixos de 2,81 m, sendo um pouco mais baixo e mais curto que seu principal rival, o BYD Song Plus.
Bateria de GWM?
Serão duas opções de motorização. A primeira é totalmente elétrica com motor de 231 cv e uma bateria LFP, da FinDreams (subsidiária da BYD). A autonomia do modelo ainda não foi divulgada.
A segunda opção possui a tecnologia EREV. Ou seja, o mesmo motor elétrico de 231 cv recebe o adicional motor 1.5 a gasolina, de 89 cv. No entanto, por se tratar de um extensor de autonomia, ele não traciona as rodas e funciona apenas como um gerador.
O Neta L EREV possui bateria LFP da SVOLT (subsidiária da GWM), com capacidade de 30 kWh. Com apenas uma carga o veículo pode rodar 164 km no modo totalmente elétrico. O governo chinês não divulgou os dados de sua autonomia mista.
O Neta L chegará em 2024 ao mercado chinês, mas ainda sem uma data específica. Os valores giram em torno de R$ 103.000 e R$ 173.000 na conversão atual, sem adição de impostos.