Neta pagará até R$ 52.000 para quem indicar a compra dos seus carros
Marca chinesa inaugura primeira loja no Brasil e cria uma forma de incentivar a venda dos seus elétricos; mais dois modelos serão lançados em 2025

A Neta está finalizando seu primeiro passo no Brasil. A marca chinesa já fez sua estreia oficial com o início da pré-venda dos modelos Aya e X em novembro. Agora, inaugurou sua primeira concessionária física, na cidade do Rio de Janeiro.
Junto da nova loja, a Neta Auto Potenza, localizada no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, a marca também está preparando algumas ações especiais para fidelizar a clientela. Uma dela, é oferecer dinheiro para quem divulgar a marca.
A primeira ação é mais compensadora financeiramente e terá validade entre os dias 21 de janeiro e 18 de fevereiro. Toda pessoa que comprou um Neta, indicar um carro da marca a um amigo, e este fechar negócio, ganhará um prêmio em dinheiro — e no PIX, na hora.
Funcionará da seguinte maneira:
- de 1 até 3 indicações, o prêmio será de R$ 1.000 por carro;
- de 4 até 5 indicações, R$ 2.000 por carro;
- acima de 6, R$ 3.000 por carro.
O limite máximo são de 20 carros ou R$ 52.000. Após atingir limite a promoção acaba. A comprovação será feita por meio da nota fiscal de venda e foto através dos vendedores. Já o pagamento é feito de maneira imediata após a comprovação.

A segunda ação é um pouco mais simples. Basta o cliente indicar um amigo para fazer um test-drive para ganhar R$ 100. Ela é válida entre os dias 21 de janeiro e 20 de abril. A comprovação é feita pela ficha de test-drive e fotos do cliente.
A Neta ainda dará alguns benefícios aos 20 primeiros clientes da sua primeira concessionária. Todos eles poderão escolher em ter taxa zero (em 24 meses e com 60% de entrada) ou uma supervalorização de até R$ 12 mil no veículo seminovo utilizado como troca.
Expansão da rede e fabricação nacional
Por enquanto, a unidade carioca é a única no Brasil mas, em breve, a Neta promete se espalhar em todo o território nacional. De acordo com a empresa, a expansão começará pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste. Porém, de acordo com o plano apresentado, a Neta garante, pelo menos, uma loja em cada capital do país, com o objetivo de estabelecer 30 lojas em 2025.
O eixo sul-sudeste e suas capitais receberão as primeiras lojas. Todos os estados, com exceção do Espírito Santo, tem mais de uma concessionária planejada. A partir daí, a empresa se expande para Brasília, Aracaju, Maceió, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Manaus. Outros estados também estão nos planos, mas devem ficar para um segundo momento.

Para 2026, porém, os planos são para iniciar a produção nacional. César Gomes, chefe da rede de concessionários da Neta Auto Brasil, disse que a Neta está estudando todas as possibilidades possíveis para fabricar seus carros aqui, “desde começar do zero até uma parceria com alguém que já exista”. A confirmação de como e onde será essa fábrica ficará para o mês de março.
De acordo com o planejamento mostrado, a Neta iniciará a produção em regime CKD, montando o Aya e o X, com um investimento de R$ 70 milhões. A capacidade anual estará entre 15.000 e 20.000 unidades. Peças como vidros, baterias, pneus, rodas, chicotes elétricos, para-choques e assentos serão nacionalizados.

Componentes eletrônicos, painéis internos, suspensão e outros itens serão nacionalizados em um segundo momento, em 2027. Será nesse mesmo ano que o SUV médio Neta L se juntará à linha de produção brasileira e a capacidade de produção da fábrica subirá para algo em torno dos 30.000 a 40.000 unidades. Para isso, serão investidos mais R$ 50 milhões no Brasil.
Novos modelos e polêmicas
A Neta tem planos ousados para expansão. Já em março, a montadora trará as primeiras unidades de seus próximos modelos para realizar testes no Brasil.
Um deles já estava anunciado há um certo tempo. Trata-se do sedã esportivo Neta GT. Ainda não há confirmação, mas de acordo com informações anteriores, o GT chegará em duas versões, sendo uma de tração dianteira e um motor de 231 cv e outra de motor duplo de 394 cv e tração integral.
O outro é o Neta L, um SUV ainda maior que o Neta X. Ele mede um 4,77 m de comprimento e tem 2,81 m de entre-eixos. Diferente dos modelos da Neta já vendidos no Brasil (X e Aya), o L é um elétrico com extensor de alcance. Ou seja, o motor elétrico de 231 cv é responsável por tracionar o carro 100% do tempo e o motor 1.5 turbo é usado para recarregar a bateria, que pode ser de 30 kWh ou 40 kWh.

O L estreou ano passado na China em março do ano passado e já foi bem avaliado pela imprensa local. O SUV ganhou o prêmio de carro do ano pela plataforma digital automotiva Dongchedi, na categoria “Popularidade do Usuário” , escolhido a partir de votação aberta, com feedback dos proprietários.
E é usando esse título que a Neta pretende justificar uma notícia recente sobre um de seus modelos. O Neta V, equivalente ao Aya que está sendo vendido no Brasil, recebeu nota 0 nos testes de colisão do Asian NCAP, equivalente ao Latin NCAP.

Sobre isso, César Gomes justificou dizendo que o Neta V é um veículo totalmente diferente do nosso Neta Aya. “O Aya é muito mais atualizado. De fato, o que mudou no carro? Tudo!”, explica o executivo.
Gomes ainda acrescentou dizendo que o Neta Aya tem um novo chassi, com maior rigidez torcional e 63% de aço de alta resistência e novos componentes globais. Além disso, ele destacou o uso de recursos ADAS como recurso para prevenir acidentes, uma solução para contornar o fato do carro ter apenas 2 airbags.
O executivo também garantiu que podemos esperar do Aya a mesma segurança de alto nível dos carros mais atuais da Neta, que foram bem avaliados nesse quesito, como o próprio L e o SUV X.
Já sobre o fechamento da fábrica na China, Gomes disse que foi algo normal. “Na China é normal eles pararem nessa época do ano. Depois do ano-novo chinês (29 de janeiro), tudo volta normal”. Ele também tranquilizou dizendo que a paralisação da fábrica em nada atrapalhou os planos da marca para o Brasil.