Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Neto do fundador da Toyota renuncia e marca terá novo CEO

Há 14 anos no cargo, o neto do fundador da Toyota vinha sendo criticado por sua lenta adesão aos veículos elétricos movidos a bateria

Por João Vitor Ferreira
27 jan 2023, 17h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Durante uma live, o CEO da Toyota, Akio Toyoda, anunciou que renunciará ao cargo no dia primeiro de abril. Akio, que é neto do fundador da montadora, Kiichiro Toyoda, escolheu a dedo Koji Sato para ser sucessor. Este, hoje, acumula as funções de presidente da Lexus e da Gazoo Racing.

    Além de ser o homem de confiança de Toyoda, Sato também tem grande identificação com a montadora. Ele começou sua carreira na Toyota 1992, como engenheiro recém formado e foi subindo no escalão da empresa, trabalhando diretamente nos projetos do primeiro Prius e do Corolla. Na opinião do futuro ex-CEO, Sato, de 53 anos, estaria mais apto para comandar a empresa no período de transição dos motores a combustão para tecnologias mais limpas.

    Koji Sato
    Koji Sato atuava como presidente da divisão esportiva, Gazoo Racing, e da marca de luxo, Lexus (Divulgação/Toyota)

    No cargo desde 2009, Akio Toyoda, vinha sendo criticado por parte da empresa em relação à lenta adoção aos carros elétricos. Toyoda acredita fazer parte de uma “maioria silenciosa”, como ele mesmo descreveu recentemente, pois sua visão para o futuro abrange pesquisar e desenvolver outros meios de se chegar a emissão zero de carbono, através de híbridos ou de combustíveis alternativos, como vimos no Toyota Mirai movido a hidrogênio.

    Hidrogênio compõe 3/4 do Universo, mas tê-lo no modo certo para abastecer o Mirai é um desafio
    Toyoda estava sendo criticado por parte da Toyota, que cobrava uma migração mais rápida para os elétricos a bateria. Porém, o CEO prefere investir em fontes alternativas, como as células de hidrogênio do Toyota Mirai (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    Apesar da mudança, é provável que a política em relação aos elétricos se mantenha a mesma. “Não será uma substituição imediata para veículos elétricos, mas é bom que as pessoas saibam que existem outras opções disponíveis quando o aumento de EVs eventualmente se estabiliza.”, disse Koji Sato em um evento na Tailândia no ano passado.

    Compartilhe essa matéria via:

    Em dezembro do ano passado, o próprio Toyoda apresentou um protótipo elétrico da Hilux, desenvolvido pela divisão tailandesa da montadora. Paralelamente, a Toyota também está estudando usar a tecnologia do Mirai na picape, em projeto que está sendo tocado no Reino Unido.

    Continua após a publicidade
    Toyota Hilux elétrica
    Recentemente, um protótipo de uma Hilux elétrica foi apresentado pela divisão tailandesa da Toyota (grandprix.co.th/Reprodução)

    Apesar de estar fora da chefia da Toyota, Akio Toyoda ainda ocupará o cargo de Presidente do Conselho de Administração, substituindo Takeshi Uchiyamada. Sobre a chefia de Sato, espera-se uma política ambiental mais firme e uma aceleração na oferta de veículos elétricos, para que a montadora não se distancie de outras como GM e Tesla.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.