O escritório de design da Nissan na Europa completou 20 anos. Mas, ao invés de bolo e salgadinho, os funcionários receberam mais trabalho de presente. Para celebrar a data, os projetistas tiveram que projetar um compacto elétrico inspirado pelos videogames, divertido e que eles gostariam de dirigir pelas ruas de Londres. O resultado foi o Nissan Concept 20-23.
Seu próprio nome é um trocadilho: além de remeter ao ano corrente e ao aniversário do escritório, ele brinca com os números “dois” e “três”, que, em japonês, são “ni” e “san”.
O foco aerodinâmico é pesado, com um aerofólio traseiro generoso que, reforça a marca, não atrapalha a visibilidade. Há arcos de roda salientes, que deixam o carro mais musculoso, e passagem de ar que vai de um para-choque ao outro, melhorando a aerodinâmica e gerando downforce. As rodas têm parafuso central, de modo que os raios se tornam segmentos de reta que não passam pelo centro da circunferência, as chamadas cordas.
Para dosar a pose agressiva, o 20-23 tem faróis e lanternas quase idênticos, compostos por semicírculos em baixo relevo pelos quais a luz passa – e que remetem aos antigos Micra (por aqui, conhecidos como March). Outros detalhes incluem uma entrada de ar no topo do para-brisa e câmeras discretas no lugar dos retrovisores. A pintura em cinza busca dar a impressão de que o veículo é feito por uma peça única de metal.
O interior do carro-conceito foi criado apenas em computador. Nele, barras de proteção revestidas em espuma proteger os ombros, acompanhados de bancos em concha que seguram firmemente as coxas sem torná-los desconfortáveis.
A coluna de direção é feita em fibra de carbono, com volante retangular cujas borboletas ajustam aspectos da condução elétrica, como a frenagem regenerativa.
O painel, por sua vez, choca por ser oco: seu fundo é uma placa translúcida e elementos como o console central são sustentados por barras às quais se juntam freio de mão e outros elementos necessários. Tudo inspirado nos carros da Fórmula E e nos setups utilizados por jogadores de games como Gran Turismo e Forza Motorsport.
O 20-23 também olha para os anos seguintes: com ele, a Nissan aproveitou para reforçar sua meta de, até 2028, lançar as promissoras baterias de estado sólido, que pode reduzir o preço de seus elétricos em impressionantes 65%. Nos próximos 7 anos, a marca lançará 19 novos elétricos e 8 novos híbridos.
O 20-23 também olha para os anos seguintes: com ele, a Nissan aproveitou para reforçar sua meta de, até 2028, lançar as promissoras baterias de estado sólido, que pode reduzir o preço de seus elétricos em impressionantes 65%.