Se depender da Nissan, motoristas que alugam a faixa da esquerda serão coisa do passado. A montadora japonesa está lançando um novo recurso para o seu pacote ADAS ProPilot, que tem o intuito de evitar que o motorista permaneça muito tempo na faixa de ultrapassagem.
Esse recurso chegará primeiro aos mercados da América do Norte nos Nissan Rogue 2025 e no Infiniti QX80, SUV da submarca de luxo da montadora japonesa, como parte do Pro Pilot 2.1, a mais recente atualização do sistema. O funcionamento será semelhante ao de um alerta de mudança de faixa.
Após fazer uma ultrapassagem pela faixa da esquerda, o sistema emite um alerta com indicação para que o motorista retorne para a pista da direita. Vale ressaltar que ele não será um sistema autônomo, ou seja, o carro não poderá voltar sozinho para a faixa de rodagem, mas a Nissan acredita que o alerta já será o suficiente para conscientizar os condutores para que deixem a pista de ultrapassagem livre, afinal, ninguém gosta de ficar dirigindo com “beep” te incomodando.
É importante lembrar que trafegar na faixa da esquerda não é considerado uma infração de trânsito. Mas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não dar passagem para quem vem em velocidade mais alta, é. A infração média rende multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, mesmo que quem esteja pedindo passagem esteja acima do limite de velocidade da via.
Até o momento, esse novo recurso de assistência à condução é reservado apenas aos Nissan, mas é bem provável que outras montadoras passem a acrescentá-lo em seus pacotes ADAS. Além de “forçar” a gentileza no trânsito, ele também ajudará a evitar colisões traseiras, que em sua maioria ocorrem nas faixas da esquerda.