O Nissan Qashqai (leia “cásh-cái) é o SUV médio mais “descolado” da marca, que tem também o Rogue (ou X-Trail) na mesma categoria. Para a linha 2025, o modelo distancia-se ainda mais dos seus irmãos em estilo e tecnologia, já que passa a ser inspirado no crossover elétrico Ariya (que está confirmado para o Brasil).
No estilo, o SUV adota uma dianteira mais dinâmica, com traços, vincos e formas que apontam para as laterais. Os faróis principais ficam camuflados na grade, enquanto uma segunda peça, logo acima, tem funções como a de luz diurna. Atrás, o para-choque também muda, assim como o desenho interno das lanternas. De lado, há novas rodas, que podem chegar a até 20 polegadas.
A cabine do novo Qashqai passou por mudanças significativas, apesar de manter a mesma estrutura. A porção direita do painel, à frente do passageiro, adotou linhas mais horizontais, o console central é novo e, a tela da central multimídia em destaque está mais horizontal e passa a ter comandos físicos na base. Os materiais utilizados também são novos.
Por falar em multimídia, o modelo ganha um novo sistema com plataforma Android com mapas e assistente pessoal do Google. O esquema de câmeras 360° evoluiu e passa a ter visualização 3D, por todos os ângulos, além de uma função “capô invisível” para enxergar melhor o que há à frente do veículo.
Há também sistemas de memória, como para vaga de estacionamento, no qual veículo guarda a localização de uma vaga de estacionamento utilizada com frequência e se encaixa nela automaticamente. Outro é para localizações de cruzamentos de visualização reduzida. Ao chegar neles, são exibidas na tela da multimídia imagens das câmeras em grande angular para mais segurança.
O Qashqai 2025 não passa, porém, por modificações mecânicas. São três opções de motores: dois 1.3 turbo híbridos-leve com 140 ou 160 cv, e um 1.5 turbo de 190 cv ligado ao sistema E-Power. Na prática, o E-Power é movido por um motor elétrico e não pelo 1.5 a combustão, cuja função é de apenas gerar energia para manter a bateria carregada, mas que não traciona as rodas. Não há versões elétricas ou híbridas plug-in.