Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Nissan quer cortar custos dos seus carros com faróis e até bancos mais simples

Montadora montou um time de 3.000 funcionários para terem ideias criativos para reduzir custos de produção

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 set 2025, 15h42 - Publicado em 19 set 2025, 15h40
Nissan Frontier na fábrica em Córdoba
Nissan Frontier na fábrica em Córdoba (Divulgação/Nissan)
Continua após publicidade

O foco na Nissan é cortar gastos. A empresa não vive um bom momento e já tomou algumas medidas mais drásticas para reduzir seus custos. Por exemplo, a histórica fábrica CIVAC, no México, será fechada gradualmente até março de 2026 e o elétrico Arya terá sua produção nos Estados Unidos encerrada em 2026.

A Nissan também está focada em cortar gastos em outras áreas, dando atenção também aos pequenos detalhes. Foi com essa filosofia que a Nissan reuniu uma equipe de 3.000 funcionários para pensar em maneiras criativas de tornar a produção dos seus carros mais barata.

O líder desse time é Tatsuzo Tomita, que já ganhou o apelido de “czar do corte de custos”. Sob o seu comando, o time já apresentou cerca de 4.000 ideias à alta cúpula da Nissan, das quais 1.600 serão implementadas pela montadora.

Nissan Kicks Sense 2026
Os bancos da Nissan serão mais padronizados daqui para frente (Pedro Danthas/Divulgação/Nissan)

São coisas aparentemente simples, podem ajudar a Nissan à sair da situação incômoda. Em entrevista à Auto News, Tomita explicou uma delas, que envolve os encostos de cabeça dos bancos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O “czar” explicou que as peças para os encostos ficam guardadas em um grande depósito, do tamanho de duas quadras de tênis, aproximadamente. Para levá-las à linha de produção, os funcionários precisam dar até 30.000 passos por dia.

Para resolver esse problema, a equipe de Tomita sugeriu reduzir a variedade de encostos de cabeça dos veículos. Dessa forma, há menos peças diferentes para serem guardadas, diminuindo a área necessária pela metade.

Continua após a publicidade
Nissan Kicks Platinum 220T 2026
Faróis terão feixe mais estreito para usarem mais peças em comum e menos peças sob medida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outro exemplo de que “menos é mais” são os faróis. Atualmente, os faróis da Nissan podem ser considerados “bons demais”, já que projetam um feixe mais largo do que o obrigatório. A empresa acredita que se deixá-lo mais estreito será possível diminuir o número de peças feitas sob medida, passando a usar componentes padronizados de outras empresas.

A Nissan também pretende mudar o pigmento dos tecidos. Os corantes usados atualmente são feitos para serem resistentes à luz solar. Mas isso é um tanto redundante, uma vez que seus vidros já bloqueiam a radiação UV. A solução seria trocar por um corante mais barato.

Continua após a publicidade
Nissan Leaf
O corante dos tecido também será trocado por um mais simples (Divulgação/Quatro Rodas)

A Auto News também informa que a Nissan pretende mudar seus fornecedores atuais para fornecedores chineses, que podem entregar os componentes por preços mais acessíveis. A montadora também deve reduzir custos com logística, passando a enviar algumas peças já pré-montadas para suas fábricas.

Tomita explica que a complexidade dos carros da Nissan aumentou à medida que começou a oferecer uma variedade maior de modelos e versões, buscando estar presente em diferentes nichos.

Continua após a publicidade

“Fizemos muitas variações de preço e muitas especificações exclusivas da Nissan. E em cada um dos silos, cada divisão criou seus próprios padrões ou processos e indicadores-chave de desempenho. Agora, neste ambiente em rápida mudança, não fomos capazes de tomar decisões rápidas. Então esse é o maior desafio que a Nissan tem enfrentado.”, conta Tomita ao Auto News.

Apesar de parecer, Tomita afirma que a marca não irá baratear seus carros. Além disso, ele explica que todas as mudanças estão sendo discutidas diretamente com os fornecedores e que todas as medidas que afetem os clientes são amplamente revisadas antes de serem tomadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.